Search
Now showing items 1-10 of 36
A Praga do Infinito e a Ressurreição do Lugar
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Na academia e na prática profissional há hoje ausência de consenso ante as questões de desenho da cida-de, em contraste com a clara hegemonia do Movimento Moderno algumas décadas atrás. Controvérsias sobre modelos de ensino ...
Ambientes Totais para Ensino de Projeto Arquitetônico: Novos Paradigmas de Utilização da Informática
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este artigo é resultante de uma pesquisa sobre o ensino do projeto de Arquitetura sob o viés da Informática, do presencial ao não presencial, desenvolvida a partir da compreensão teórica sobre o processo projetual, análise ...
A Avaliação no Ensino do Projeto de Arquitetura e Urbanismo: Problemas e Dificuldades
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho discute algumas questões afetas à avaliação aplicada ao ensino de projeto de arquitetura e urbanismo. Primeiramente caracteriza, em suas linhas gerais, o ensino de projeto, considerando-o como um processo de ...
A Cor no Ensino do Projeto Arquitetônico no Brasil
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este texto é o resultado da experiência como docente em disciplinas de projeto no curso de graduação em arquitetura e de anos de pesquisa e consultoria na área do uso da cor na arquitetura. Tem como objetivo reforçar a ...
A Abordagem Morfológica da Arquitetura Aplicada Ao Desenho Urbano
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Esse trabalho discute a metodologia adotada para o ensino de projeto de urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia. A metodologia de análise inclui, além de aspectos de evolução ...
A Relação Entre Teoria e Prática na Arquitetura e Seu Ensino: Teoria Reflexiva e Projeto Experimental
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
A questão do ensino de projeto é investigada a partir da problematização da relação entre os âmbitos teóricos e práticos da arquitetura. Constatando-se uma atual impossibilidade de teorias normativas e metodológicas que ...
A Cidade como Pretexto: Uma Experiência de Ensino de Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho pretende analisar as diversas abordagens e metodologias projetuais utilizados na apropriação do patrimônio arquitetônico, frente a novas necessidades programáticas e no âmbito de um exercício acadêmico. Para ...
A Prática do Ensino de Projeto e a Construção dos Saberes do Professor-arquiteto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Partindo do ponto de vista das pessoas que vivenciam o ensino de Arquitetura e Urbanismo, na disciplina de Projeto, na instância específica de um curso de graduação, este artigo explora questões relativas às práticas de ...
Considerações Metodológicas no Ensino de Projeto de Arquitetura: o Caso dos Edifícios Multifuncionais
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
A questão do ensino do projeto segue atualmente, pelo menos, duas orientações distintas: aquela que orienta para a compreensão do edifico isolado e a que o contextualiza. A primeira fundamenta e conduz a reflexão para o ...
Didática para o Intangìvel? Arquitetura, Tecnologia/arte, Racional/intuitivo, Se Ensina ou Se Apreende?
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho abrange reflexões sobre a possibilidade de uma didática direcionada para o ensino de projeto de Arquitetura, e conseqüentemente, sobre a necessidade de uma preparação prévia para a profissão de professor ...