Search
Now showing items 1-10 of 21
A Praga do Infinito e a Ressurreição do Lugar
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Na academia e na prática profissional há hoje ausência de consenso ante as questões de desenho da cida-de, em contraste com a clara hegemonia do Movimento Moderno algumas décadas atrás. Controvérsias sobre modelos de ensino ...
A Relação Entre Teoria e Prática na Arquitetura e Seu Ensino: Teoria Reflexiva e Projeto Experimental
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
A questão do ensino de projeto é investigada a partir da problematização da relação entre os âmbitos teóricos e práticos da arquitetura. Constatando-se uma atual impossibilidade de teorias normativas e metodológicas que ...
A Relevância da Disciplina de Paisagismo na Formação do Arquiteto Urbanista
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho promove a discussão sobre a qualidade da formação do arquiteto urbanista na medida em que explicita a ética desejada e revê as responsabilidades, conteúdos e procedimentos da disciplina de Paisagismo, colocando ...
Comentários Acerca da Aula Expositiva no Departamento de Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
O trabalho trata de questões relacionadas ao tempo vivido no decorrer do processo educacional pelo qual passamos. Experiências de alunos e professores. Nossa proposta é adquirir informações acerca do tema e descobrir os ...
Enfrentando a Complexidade Urbana no Processo de Ensino-aprendizagem Em Arquitetura e Urbanismo
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
A abordagem de temas complexos, em especial aqueles que envolvem o processo urbano contemporâneo, apresenta desafios que aguardam um equacionamento para sua inserção no processo de aprendizagem e ensino em Arquitetura e ...
Ensinar Projeto no Primeiro Ano
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho pretende registrar uma experiência de ensino de projeto de arquitetura, em uma instituição universitária privada no primeiro semestre da graduação de 2003 em São Paulo.Tomando como base a forma em que eram ...
Ensino/aprendizagem Em Arquitetura e Urbanismo: Mitos e Métodos
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho reflete sobre o ensino em projeto apontando, inicialmente, as práticas e os mitos que o envolvem e a dificuldade de se estabelecer ou definir método em projeto. Busca mostrar a especificidade do ato de projetar ...
Ensino à Distância Aplicado ao Trabalho Final de Graduação: Relato de Uma Experiência
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
O objetivo deste artigo é relatar a experiência da implantação da técnica de Ensino a Distância no acompanhamento dos trabalhos finais de graduação (TFG) do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Jaraguá ...
Novos Tempos, Novos Ensinos: É Possível a Criação de Instrumento Paradiagnóstico de Alunos de Arquitetura?
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
A escola dos “novos tempos” ainda é a escola dos “velhos tempos”, a escola tradicional, formada por turmas razoavelmente grandes, seriada, disciplinar, com o conhecimento centralizado no professor e transmitido oral e ...
Projeto de Arquitetura Linguagem e Expressão: Uma Metodologia de Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Esta comunicação apresenta a proposta de ensino aplicada na disciplina Projeto de Arquitetura, Linguagem e Expressão, que corresponde à segunda posição da cadeia de projeto na grade curricular do curso de Arquitetura e ...