Search
Now showing items 1-5 of 5
Ateliê Vertical de Projeto: Certezas e Descobertas no Processo de Implantação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Extremo Sul Catarinense
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
O presente trabalho analisa o processo de construção do sistema de ATELIÊ VERTICAL de Projeto como a proposta didático-pedagógica estruturadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo que atualmente está em processo de implantação ...
Ateliê: Abrindo Caminho para o Diálogo
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este estudo aborda o ateliê como técnica de ensino, visando identificar as concepções do aluno e professor na vivência de tal técnica. As entrevistas, como método de abordagem, são caracterizadas como “conversas”, direcionadas ...
Didática e Explorações do Processo Cognitivo de Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho argumenta a necessidade de transformações de metodologias de ensino atualmente empregadas no atelier de projeto baseadas praticamente na critica do projeto do estudante para estratégias baseadas em processos ...
Sobre o Conceito de Ateliê Integral e Algumas Práticas de Ensino
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
A defesa do espaço público é aqui entendida como princípio básico para a atuação docente, centrada na compreensão desta dimensão em relação à cidade, fundamental para a formação do arquiteto e urbanista dentro da universidade ...
Simulações no Processo de Concepção e Desenvolvimento Projetual
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
As simulações podem ser vistas como uma formalização de modelos em que o arquiteto ou o estudante de arquitetura exercita uma série de procedimentos que visam traduzir ou representar suas idéias e intenções projetuais. No ...