Simulação computacional: relato de uma experiência acadêmica
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Date
2007-10-01Author
Cattani, Airton
Antoniazzi, Asdrubal
Pedone, Jaqueline
Costa, Ana Elísia
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RESUMO A sensibilização de estudantes de arquitetura para as possibilidades da reciclagem, requalificação e rearquitetura tem se mostrado importante para a formação de futuros profissionais para atuarem nesta vertente profissional. Neste sentido, o conhecimento das condições anteriores do sito onde se fará a intervenção adquire maior importância, uma vez que poderá oferecer importantes insights para o lançamento das novas propostas, cujas referências poderão estar calcadas em aspectos anteriores. Por outro lado, o registro da evolução e das transformações sofridas por uma edificação ou parcela urbana também podem sensibilizar clientes e outros usuários para a importância não apenas de preservação do patrimônio, mas da sua importância na constituição de uma memória do lugar. Uma das vertentes de trabalho da disciplina laboratório de Arquitetura e Urbanismo do Curso de Arquitetura da Universidade de Caxias do Sul trata justamente dessa questão: a sensibilização de estudantes para as possibilidades de intervenção em ambientes históricos. Como foco de trabalho foi definido as transformações sofridas pela Praça Dante Alighieri, no centro da cidade de Caxias do Sul, ao longo de sua história. Utilizando recursos de simulação computacional, desde 2006 vem sendo desenvolvida uma pesquisa que procura resgatar o aspecto histórico daquele importante espaço urbano nas diversas etapas de sua transformação. Utilizando diversos recursos de computação gráfica, cada edificação do entorno da praça é modelada em suas diversas etapas de transformação. Os programas utilizados variam conforme as preferências e habilidades dos estudantes, concentrando-se em AutoCAD, Arqui3D, 3DStudio MAX 8, SketchUp e Blender. Todos esses sistemas de modelagem fornecem resultados possíveis de serem unificados com auxílio do 3D Studio Max 8. Definida uma janela histórica, é possível gerar uma animação, onde é feito um percurso virtual da praça, permitindo que sejam observados aspectos deste espaço urbano no período considerado. Para o segundo semestre de 2007 está prevista a utilização de programas de prototipagem rápida para a construção de maquetes. Os resultados obtidos até agora dão conta da viabilidade do emprego dos diversos programas de modelagem neste tipo de recuperação de dados históricos que, aliados a recursos como animações digitais interativas, contribuem tanto para a sensibilização de futuros profissionais para atuação profissional na vertente reciclagem e rearquitetura quanto para a sensibilização de clientes e público em geral para a pertinência e viabilidade de intervenções em que aspectos originais de edificações ou espaços urbanos pré-existentes possam ser levados em conta. ABSTRACT Raising the awareness of architecture students to the possibilities of recycling, re-qualification and re-architecture has been shown to be important in training future professionals for working in this area of the profession. In this sense, knowledge of the previous conditions of the site of intended intervention takes on greater importance, since it can offer important insights for preparing new proposals, whose references may be based on earlier aspects. Equally, recording the evolution and transformations undergone by a building or urban area can also raise the awareness of clients and other users to the importance not just of preserving heritage, but also of its importance in constructing a memory of the place. One of the approaches in the Architecture and Planning laboratory discipline on the Caxias do Sul University Architecture Course deals precisely with this question: raising students’ awareness of the possibilities of intervention in historical places. The work focuses on defining the historical transformations undergone by Praça Dante Alighieri in Caxias do Sul city centre. Since 2006, computer simulation resources have been used to develop research which seeks to recover the historical elements of this important urban space in the various stages of its transformation. The programmes used vary according to student preference and ability, concentrating on AutoCAD, Arqui3D, 3D Studio MAX 8, SketchUp and Blender. All these modelling systems provide results that can be brought together using 3D Studio Max 8. Having defined an historical timeframe, it is possible to create an animated virtual tour of the square, which allows the elements of this urban space to be observed from the period under consideration. Rapid prototype programmes are expected to be used for making models in the second semester of 2007. The results obtained so far indicate the viability of employing a variety of modelling programmes in this type of historical data recovery which, allied with resources such as interactive digital animation, contribute to raising the awareness both of future professionals for professional practice in the field of recycling and re-architecture, and also of clients and the general public to the relevance and viability of interventions in which original elements of pre-existing buildings or urban spaces can be taken into account.