dc.description.abstract | RESUMO O edifício, doação da Fundação Rockefeller, foi construído a partir de 1925, sendo inaugurado em 1931, dentro dos princípios do “ecletismo” (como ficou conhecido na época). Este movimento arquitetônico caracterizava-se por tentar conciliar as técnicas modernas de construção e a conservação de figuração plástica relacionada a tradição européia: eixos de simetria ordenadores dos pavilhões e alas na disposição no terreno, estrutura de concreto armado modulada, e detalhes decorativos estudados pela arqueologia artística do século XIX. Obviamente, foram respeitados os pés-direitos propostos pelo neo-classicismo francês e as necessidades médicas tal como se praticava na Europa e Estados Unidos da América. A proposta de restauro consistiu na recuperação dos elementos deteriorados (principalmente nas fachadas), eliminação de inovações aplicadas com critérios imediatistas e improvisados, adaptação às novas necessidades de ensino e pesquisa (equipamentos eletro e eletrônicos de transmissão e controle rigoroso de temperatura e umidade dos ambientes), bem como dos valores culturais presentes, sempre que possível, na época da fundação da Escola. Nas adaptações das novas necessidades e equipamentos, procurou-se seguir as recomendações registradas nas Cartas Patrimoniais, subscritas pelos órgãos de preservação do Brasil, abrigando as novas concepções estéticas desenvolvidas no país e que configuram uma nova tradição de definições culturais que se apóiam nas formas propostas pelos processos produtivos vigentes no mundo do trabalho cotidiano. ABSTRACT The building, a donation of Rockefeller Foundation, was built since 1925, and it was inaugurated in 1931, following ecletism principles (as it was know in the period). This architectonical movement tried to conciliate modern techniques of construction with conservation of plastic configuration linked to the european tradition: symmetry axles gave order to pavilions and sections, modulated structure of armed concrete, and decorative details studied by artistic archeology of XIX century. It was respected the heights suggested by French neoclassicism and medical needs as it was practiced in Europe and United States of America. The restore project emphasize the restitution of deteriorated elements (specially on façades), the elimination of new elements used for immediate and improvised actions, the adaptation to new education and research needs (such as electronic equipments of transmission and rigorous control of temperature and humidity of inside spaces), and cultural values present in the time of School foundation, when it’s possible. In the adaptation to new needs and equipments, we tried to follow the recommendations published at Patrimonial Letters, signed by preservation institutions of Brazil, using new aesthetical conceptions developed in the country and forming a new tradition of cultural definitions that is based on forms proposed by productive process effective in quotidian work. | pt_BR |