Now showing items 7-18 of 18

    • Espaço-tipo: de Aα a Dδ 

      Amorim, Luiz Manuel (PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)
      O campo de estudos abraçado pela morfologia da arquitetura tem por objetivo compreender a forma e o espaço arquitetônico com o intuito de representar e classificar edificações existentes, como também compreender as ...
    • A Formação Crítica no Ensino de Projeto no Campo do Patrimônio Cultural 

      Carsalade, Flavio (PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)
      O artigo procura identificar a importância da formação crítica e da cultura arquitetônica no ensino de projeto aplicado ao campo do patrimônio cultural, buscando superar o pseudo cientificismo e a excessiva atenção na ...
    • O Futuro do Passado: Arquitetura Contemporânea e Patrimônio Edificado na América do Sul 

      Andrade Junior, Nivaldo (PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)
      Este trabalho retoma a pesquisa iniciada pelo autor em 2003 e que resultou na sua dissertação de mestrado, intitulada “Metamorfose Arquitetônica: intervenções projetuais contemporâneas sobre o patrimônio edificado”, defendida ...
    • Ideias Esparsas Sobre Um Tema do Seminário Inovações no Ensino de Projeto ou Atitude Inovadora? 

      Andrade, Vânia (PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)
      O texto coloca algumas questões ligadas à criatividade e aos aspectos pedagógicos do projeto em arquitetura e urbanismo, relacionando-os aos conceitos de novo/velho e de complexidade.
    • Imagine Uma Tarde Chuvosa... Pesquisas Sobre Ambiência, Alteridade e Afeto 

      Duarte, Cristiane Rose; Pinheiro, Ethel (PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)
      Alguns resultados de trabalhos desenvolvidos no campo das pesquisas de ordem empírica/sensorial em arquitetura apontam para a grande importância de se ‘corporificar’ as cidades, ou seja, analisá-las de acordo com as ...
    • Niemeyer e a Natureza 

      Comas, Carlos (PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)
      Entendida a natureza como mundo material que existe independentemente do homem, mas onde este vive e habita, o artigo examina duas modalidades de seu impacto sobre a arquitetura de Oscar Niemeyer: um derivado de sua condição ...
    • O Paradigma do Laboratório: Experiências Pioneiras da Bauhaus 

      Moisset, Inés (PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)
      O artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa laboratorial de arquitetura feita dentro do Mestrado en Diseño de Procesos Innovativos, Universidad Católica de Córdoba. Apresenta-se aqui a experiência pioneira da ...
    • Pop Up - Ilhas Que Aparecem e Desaparecem: Uma Experiência de Intercambio Internacional Entre Disciplinas de Projeto 

      Miranda, Juliana; Triviño, Francisco; Nascimento, Denise; Soriano, Federico; Urzaiz, Pedro (PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)
      Este texto tem como objetivo relatar e refletir criticamente sobre uma experiência pedagógica singular de oferta conjunta de disciplina de projeto realizada entre três universidades de distintas nacionalidades: UPM na ...
    • Precedentes e Correlatos: do Caos ao Cais? 

      Marques, Sonia; Amaral, Izabel; Freire, Adriana (PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)
      A noção de precedente, desenvolvida nos ambientes onde grassou o revisionismo da cultura modernista, tornou-se crucial na crítica e na produção da arte e da arquitetura contemporâneas. Ela vem progressivamente ganhando ...
    • Projeto na Era Barroca: Classicismo X Inovação 

      Baeta, Rodrigo (PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)
      O Barroco foi caracterizado por muito tempo, desde os primeiros juízos pejorativos expressos durante os séculos XVIII e XIX, como a antítese do espírito clássico. Não só nas palavras condenatórias dos críticos iluministas ...
    • Reabilitação Arquitetônica e Integração Com a Realidade: Uma Experiência Didática no Ateliê Iv da Faufba 

      Klüppel, Griselda; Ekerman, Sérgio; Mascarenhas, Adriano (PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)
      Na Faculdade de Arquitetura da UFBA o ensino de Ateliê IV é o ultimo ano onde os alunos trabalham diretamente com os edifícios, antes do trabalho Final de Graduação. A partir de 2007, iniciamos uma proposta de curso para ...
    • ... Sobre a Crítica em Ateliês de Projeto 

      Olmos, Susana (PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)
      Uma reflexão sobre a crítica à produção discente nos ateliês de projeto. Observações sobre a interfase entre a avaliação do dia a dia em ateliê e aquela formal requerida para a progressão na grade curricular. Que elementos ...