Search
Now showing items 1-10 of 17
A Contribuição dos Aplicativos Bim às Novas Práticas de Projeto de Edificações Com Base nas Teorias Contemporâneas de Ensino
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
Várias pesquisas sinalizam problemas no tradicional processo linear de ensino e de prática de projeto de edificação, decorrentes, dentre outras questões, de falhas na comunicação gráfica entre profissionais parceiros. ...
A Análise Morfológica como Fundamento Teórico para o Projeto Urbano: Relato de Uma Experiência Pedagógica
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
Este artigo trata da aplicação da morfologia urbana como fundamento teórico e instrumento de análise do espaço urbano no desenvolvimento do projeto de intervenção urbanística da disciplina Projeto VI do Curso de Arquitetura ...
Antropofagia no Ensino Introdutório de Projeto Duas Décadas de Experiência
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
Esse artigo discute a experiência de ensino do Laboratório Gráfico para Experimentação Arquitetônica (Lagear). As pesquisas do laboratório tem dado suporte a disciplinas introdutórias de projetos no primeiro período do ...
Análise de Projetos como Ferramenta Didática no Ensino de Projeto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
O objetivo deste texto é discutir a relevância do estudo de projetos de arquitetura para a habilidade de projetar, em geral, e para o ensino de projeto, em particular. São duas as perguntas que pretendemos debater: em que ...
Arquitetando... Um Caminho para a Introdução ao Ensino da Arquitetura e do Urbanismo
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
O contexto profissional e didático da arquitetura e do urbanismo têm mudado profundamente tanto em relação à amplitude da atuação do arquiteto na sociedade quanto em relação à utilização de novos meios de representação e ...
Esvaziamento do Atelier de Projeto - o Fluido Vital e o Avatar
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
O fim do atelier de arquitetura, como conhecido e exercido será a adequação ao novo paradigma tempo-espaço. A nova correlação tempo–espaço estudado pelos filósofos contemporâneos esta delineada pela ausência de parâmetros ...
O Enunciado como Regra e Demanda Hermenêutica Uma Experiência Pedagógica Baseada no 9sg
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
Este artigo descreve e analisa uma experiência pedagógica no campo formal com turmas de primeiro projeto da PUC-Rio, em 2009, na qual, à guisa de introdução ao projeto residencial elaborou-se e aplicou-se uma variação do ...
O Espaço Coletivo nas Bordas do Rio: Um Lugar para o Projeto da Cidade
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
Este artigo aborda o papel dos espaços abertos no projeto da cidade a partir da relação de objetos por ela constituída. Tal interesse decorre das consequências geradas pela supremacia do objeto sobre suas relações, visto ...
O Ensinar e o Aprender a Fazer - Abordagem Metodológica do Ensino de Projeto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
Esse trabalho localiza-se no inventário das pesquisas que procuram contribuir para a qualidade do ensino de projeto de arquitetura no contexto da formação do arquiteto brasileiro, numa condição de aceitação da sua ...
O Lugar da Teoria do Restauro no Ensino de Projeto em Contexto de Valor Patrimonial: Um Olhar Sobre os Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
Este artigo apresenta um conjunto de reflexões que resultam da pesquisa “Metodologia para Intervenção em Sítios Históricos: um olhar sobre os Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo” em desenvolvimento no ...