Search
Now showing items 1-7 of 7
A Razão de Ser do Projeto Arquitetônico
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
O projeto arquitetônico é entendido, muitas vezes, como resultante da inspiração do projetista ou como uma simples resposta técnica ao problema projetual apresentado. Visto sob o enfoque da sua qualidade técnica, econômica, ...
Ensino Introdutório de Projeto de Arquitetura e Urbanismo - Por Onde Começar e Que Caminho Seguir?
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
O ensino de projeto para iniciantes, ou seja, para alunos de Arquitetura e Urbanismo que se encontram no primeiro ano do curso e que têm seu primeiro contato com o ato de projetar, é uma atividade desafiadora. O maior ...
Idéia, Método e Linguagem no Projeto Paisagístico de Estrada
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
Os projetos de paisagismo são recentes no Brasil, refletindo na pouca ênfase dada à disciplina nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e na desconsideração da paisagem no Planejamento Territorial e Urbano e nos projetos de ...
Integrando Teória e Prática no Ensino do Projeto de Arquitetura: Uma Didática em Uso
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
Adota-se um recorte mais justo que pretende ir além do imediatismo do tema, optando-se por uma contextualização histórica da questão, a seleção de teoria que acompanha o caráter reflexivo que o tema suscita e, por fim, a ...
Processo-projeto em Intervenções Urbanas: na Aba do Meu Chapéu
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
Este artigo é parte de pesquisa que investigou os processos de design dos projetos de intervenção urbana selecionados pelo SPA Artes 2009, evento promovido pela Prefeitura do Recife. A metodologia da pesquisa teve como ...
Processos de Projeto: Repercussões para o Ensino e a Aprendizagem
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
O presente artigo visa ampliar a discussão sobre o ato de projetar e as suas repercussões para o ensino e a aprendizagem de Projeto, no âmbito da Arquitetura e do Urbanismo. Para atingir esse propósito, inicialmente, são ...
Um Ensino Reflexivo: Ateliê de Projetos Integrados I
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
O presente artigo é o resultado do trabalho final da disciplina de Teoria e Prática de Ensino de Projeto, do Curso de Doutorado, realizado no Programa de Pós-graduação em Arquitetura – PROARQ, da Universidade Federal do ...