Browsing Trabalhos by Title
Now showing items 8-27 of 161
-
Análise da Funcionalidade em Habitação Compacta em Florianópolis
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho realiza caracterização e análise de funcionalidade de uma habitação compacta com espaços internos integrados e dimensões reduzidas, localizada na região metropolitana de Florianópolis/SC. A análise requer a ... -
Análise de Ferramentas de Avaliação de Projetos de Edificações Escolares do Estado de São Paulo
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Estudos sobre o processo de projeto da FDE mostraram que os profissionais necessitam de apoio, especialmente para a verificação de projetos ainda em desenvolvimento. Este trabalho tem o objetivo de analisar ferramentas de ... -
Análise de Projetos como Ferramenta Didática no Ensino de Projeto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O objetivo deste texto é discutir a relevância do estudo de projetos de arquitetura para a habilidade de projetar, em geral, e para o ensino de projeto, em particular. São duas as perguntas que pretendemos debater: em que ... -
Análise de Projetos Residenciais Não Construídos de Vilanova Artigas: a Interpretação da Concepção de Espaços a Partir de Modelos Físicos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo tem como objetivo investigar alguns exemplares dos projetos residenciais não construídos do arquiteto Vilanova Artigas. A concepção formal e espacial desses projetos é analisada a partir do uso de modelos físicos ... -
A Análise Morfológica como Fundamento Teórico para o Projeto Urbano: Relato de Uma Experiência Pedagógica
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo trata da aplicação da morfologia urbana como fundamento teórico e instrumento de análise do espaço urbano no desenvolvimento do projeto de intervenção urbanística da disciplina Projeto VI do Curso de Arquitetura ... -
Antropofagia no Ensino Introdutório de Projeto Duas Décadas de Experiência
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Esse artigo discute a experiência de ensino do Laboratório Gráfico para Experimentação Arquitetônica (Lagear). As pesquisas do laboratório tem dado suporte a disciplinas introdutórias de projetos no primeiro período do ... -
Aprendendo Com os Baupiloten e Pensando o Ensino de Projeto da Fau/urfj
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo analisa a metodologia do ensino de projeto de arquitetura do grupo “Die Baupiloten”, de Berlim, composto por estudantes e arquitetos que elaboram e realizam projetos de reformas de ambientes escolares. O projeto ... -
Aquisição de Repertório Geométrico a Partir de Processos de Modelagem de Obras de Candela e Calatrava
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Aprender arquitetura a partir da análise de casos de projeto é uma prática estabelecida no contexto de escolas de arquitetura. Representar graficamente obras exemplares promove ainda mais a apreensão da forma, considerando-se ... -
Arquitetando... Um Caminho para a Introdução ao Ensino da Arquitetura e do Urbanismo
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O contexto profissional e didático da arquitetura e do urbanismo têm mudado profundamente tanto em relação à amplitude da atuação do arquiteto na sociedade quanto em relação à utilização de novos meios de representação e ... -
O Arquiteto Não É Um Lacaio Estetizante
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho pretende apresentar as possíveis aproximações entre os textos do arquiteto suíço Hannes Meyer e do arquiteto brasileiro Sérgio Ferro. Apesar de terem vivido em contextos distintos: o primeiro trabalhou na ... -
A Arquitetura como Procedimento e o Diagrama como Seu Instrumento de Projeto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O artigo parte da discussão promovida pelo arquiteto Federico Soriano em seu livro 100 Hiperminimos. Segundo Soriano, o projeto não deve ser entendido como processo, mas sim como procedimento. A partir desse debate, ... -
Arquitetura Contemporânea no Brasil: A Produção dos Jovens Arquitetos nos Portais Especializados Brasileiros
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo apresenta uma análise de alguns dados levantados no andamento da pesquisa ―Produção e Reprodução do Conhecimento em Arquitetura e Urbanismo: mudanças no Brasil da primeira década do século 21‖. Alguns elementos ... -
A Arquitetura Que Pulsa: a Experiência do Corpo na Tarefa de Projetar
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A proposta parte da idéia de ligar o ato de projetar à esfera da experiência. Compreendendo que o projeto tem como objetivo realizar arquiteturas e que estas abrigam corpos, buscou-se desenvolver um percurso metodológico ... -
Arquiteturas e Sobreposições o Caso do Museu Xul Solar
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O objetivo deste artigo é chamar a atenção para as formas de atuação no tecido urbano consolidado. Discute-se a importância de se preservar o legado histórico e cultural da arquitetura definida como comum e popular de forma ... -
Artesanias Construtivas: Uma Arqueologia de Saberes Arquitetônicos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Neste artigo, pretendemos discutir a relação do projeto arquitetônico com seus aspectos construtivos na pratica profissional e acadêmica atual. A partir do conceito de “artífice” desenvolvido por Richard Sennett (2008), ... -
Artigo Das Janelas
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo apresenta a evolução da forma de um conjunto de janelas em um pequeno projeto arquitetônico, e, assim, procura conhecer um pouco do que ocorre durante um processo de conformação específico, entre o início dos ... -
Ateliê de Arquitetura: Forma – Cidade - Relato de Experiência Didática de Disciplina de Projeto Com Ênfase na Discussão Sobre a Conformação da Cidade
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O presente trabalho relata a experiência didática vivida em uma disciplina de ensino de projeto cuja principal questão apresentada pode ser resumida na pergunta: “como redesenhar a quadra a partir da inserção do edifício ... -
A Avaliação da Representação Gráfica Das Soluções Projetuais Arquitetônicas no Âmbito Acadêmico: Teoria, Método, Análise e Crítica
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho apresenta uma proposta de avaliação da representação gráfica das soluções projetuais no âmbito do ensino de Arquitetura e Urbanismo. Na primeira parte discute-se uma possível “teoria da excelência” que seja ... -
Banalidade ou Correção - Dois Modos de Ensinar Arquitetura e Suas Consequências.
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A baixa qualidade da arquitetura atual se caracteriza pelo escasso entendimento da boa relação edifício/entorno, pelo excesso formal, pela predileção pela aparência às custas da substância, pela ineficiência energética e ... -
A Busca por uma Metodologia de Ensino para Projetos Arquitetônicos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O texto que ora se apresenta pretende contribuir com as discussões voltadas para questionamentos referentes à metodologia do ensino de projeto arquitetônico em cursos de graduação em Arquitetura, buscando discutir com os ...