Browsing Trabalhos by Title
Now showing items 57-76 of 161
-
O Ensino do Desenho Universal e Seu Reflexo nos Trabalhos Finais de Graduação: Uma Contribuição para a Formação do Arquiteto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Visando analisar como os alunos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil têm assimilado os conceitos do Desenho Universal (DU), requisito fundamental para o projeto de uma arquitetura acessível e ... -
Ensino e Aprendizagem do Projeto Arquitetônico
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A capacitação de futuros arquitetos para o projeto da habitação de interesse social é essencial para a transformação da paisagem construída pelas instituições nas periferias urbanas. Paisagem insípida e repetitiva, com ... -
Ensino Introdutório de Projeto de Arquitetura e Urbanismo - Por Onde Começar e Que Caminho Seguir?
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O ensino de projeto para iniciantes, ou seja, para alunos de Arquitetura e Urbanismo que se encontram no primeiro ano do curso e que têm seu primeiro contato com o ato de projetar, é uma atividade desafiadora. O maior ... -
Um Ensino Reflexivo: Ateliê de Projetos Integrados I
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O presente artigo é o resultado do trabalho final da disciplina de Teoria e Prática de Ensino de Projeto, do Curso de Doutorado, realizado no Programa de Pós-graduação em Arquitetura – PROARQ, da Universidade Federal do ... -
O Enunciado como Regra e Demanda Hermenêutica Uma Experiência Pedagógica Baseada no 9sg
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo descreve e analisa uma experiência pedagógica no campo formal com turmas de primeiro projeto da PUC-Rio, em 2009, na qual, à guisa de introdução ao projeto residencial elaborou-se e aplicou-se uma variação do ... -
Equinox: Um Atelier de Criação Urbana Aberto às Ideias
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho pretende apresentar a experiência do atelier de criação urbana franco brasileiro EQUINOX concebido e organizado pelos departamentos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão e de Engenharia ... -
Escola Panamericana de Arte e Design Estudo da Volumetria do Edifício
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Volumetria. Sob o ponto de vista da expressão e da linguagem, caminhar ao redor, afastar-se e aproximar-se do objeto e o movimento ao ingressar nos volumes edificados causam experiências que testam as diversas percepções ... -
Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo: o Processo de Projeto Com a Participação do Usuário
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo consiste na descrição da metodologia de trabalho do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) da UFJF, baseado no Projeto de Orientação à Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (POEMA) da ... -
O Espaço Coletivo nas Bordas do Rio: Um Lugar para o Projeto da Cidade
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo aborda o papel dos espaços abertos no projeto da cidade a partir da relação de objetos por ela constituída. Tal interesse decorre das consequências geradas pela supremacia do objeto sobre suas relações, visto ... -
Estudo Comparativo Entre o Ensino e a Prática do Projeto Urbanístico no Brasil e em Portugal
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A razão da pesquisa é a comparação do ensino e a prática do projeto urbanístico no Brasil e em Portugal, identificando de forma comparativa os processos de formação e reflexão crítica, as conceituações teóricas, as ... -
Os Estudos da Mobilidade Urbana Das Cidades para os Idosos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O artigo apresenta e analisa os desafios associados ao envelhecimento ativo das pessoas em busca de uma melhor qualidade de vida, evidenciando a mobilidade urbana como uma oportunidade para estimular a independência e ... -
Esvaziamento do Atelier de Projeto - o Fluido Vital e o Avatar
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O fim do atelier de arquitetura, como conhecido e exercido será a adequação ao novo paradigma tempo-espaço. A nova correlação tempo–espaço estudado pelos filósofos contemporâneos esta delineada pela ausência de parâmetros ... -
Etapas, Referências e Métodos de Criação Arquitetônica
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Ao se criar uma dissociação entre teóricos académicos e arquitetos profissionais no ensino de projeto, cria-se uma ruptura sobre a didática da própria arquitetura. Quer seja ao nível teórico ou prático, a vertente técnica ... -
A Experiência do Desenvolvimento do Processo Projetual no Primeiro Semestre da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O trabalho apresenta as estratégias didático-metodológicas utilizadas para o desenvolvimento do processo projetual do aluno recém ingresso no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, mais ... -
Expertise em Projeto - Fatores Que Diferenciam Arquitetos Expertos dos Novatos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Arquitetos expertos realizam projetos com maior desenvoltura do que os novatos não porque têm apenas maiores conhecimentos e experiências, mas porque utilizam ações cognitivas de um modo mais eficaz. É notável como alguns ... -
Filtro de Luz: Uma Investigação Projetual Baseada na Construção de Cobogós
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo pretende analisar o processo de projeto de um tema realizado na disciplina de Estudos da Forma (ciclo de fundamentação) e seus desdobramentos acadêmicos, no que tange ao ensino de projeto e à relação professor-aluno. ... -
A Flexibilidade no Espaço Escolar: Variações Sobre a Compreensão do Tema e da Prática Projetual
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A noção de flexibilidade é tema recorrente nas bibliografias e manuais a respeito do espaço escolar, mas uma leitura detida sobre estas referências aponta uma grande variedade de entendimentos sobre este conceito. Nestes ... -
Forma Urbana para Principiantes Fundamentos para Uma Aula de Primeiro Ano
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A reflexão apresentada baseia-se no ensino de primeiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA, onde o aluno se debruça sobre a cidade, sob a forma de um projeto de pequena edificação em uma preexistência de certa ... -
A Fotografia como Suporte Didático no Desenvolvimento de Projetos Arquitetônicos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O presente artigo visa descrever utilização da linguagem fotográfica como um método de inovação na prática pedagógica. Trabalhar as imagens fotográficas em sala de aula é com o intuito de facilitar o processo ensino-aprendizagem ... -
Fractando Conceitos do Urbanismo na Arquitetura Contemporânea
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)As evoluções do campo da ciência a partir da segunda metade do século XX surgem como um momento de repercussão das transformações significativas na área do conhecimento, da tecnologia e das artes, onde tal mudança altera ...