Browsing Trabalhos by Title
Now showing items 48-67 of 161
-
Do Plano ao Projeto Urbano: Evolução e Perspectivas do Ensino de Urbanismo nas Escolas de Arquitetura e Urbanismo - o Caso da Fau/ufrj.
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O artigo discute os limites e desafios para o ensino de urbanismo nas escolas de Arquitetura e Urbanismo tendo em vista a relação dialética entre plano e projeto no percurso histórico da profissão no Brasil. Busca-se ... -
Edifício Giselle (1969): Construção e Composição
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O presente trabalho se propõe a estudar uma das obras do arquiteto paulista Telésforo Cristófani (1929-2002) graduado pela FAU Mackenzie no ano de 1952. Autor com obra ampla, pouco reconhecida, mas premiada, entre seus ... -
El Pasaje de La Ciudad-encuentro a La Ciudad-desliz La Ciudad como Expresión de La Realidad
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)As cidades da pós-modernidade trazem à mente a falta de forma, principalmente porque não se consolidam em suas estruturas, mas, pelo contrário, se esfumam. Aparecem os conceitos de cidade-colagem, texto urbano, cidade ... -
Elementos Facilitadores da Qualidade no Processo Projetual de Habitação de Interesse Social a Experiência Metodológica do Projeto Mora
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O presente trabalho aponta elementos facilitadores da qualidade no processo de projeto de habitações de interesse sociais a partir da experiência metodológica da pesquisa mais ampla, em desenvolvimento, intitulada MORA: ... -
Em Busca da Autonomia: a Percepção do Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Pelos Formandos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Esse artigo apresenta parte de uma pesquisa relativa à afirmação do graduando como “sujeito” do processo projetual. Ele discute como os estudantes percebem o Trabalho Final de Graduação (TFG) desenvolvido no último semestre ... -
Ensaio de Desenho Urbano em Assentamentos Precários: o Caso do Bairro São José em João Pessoa-pb
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O artigo aborda a experiência de desenho urbano na maior favela de João Pessoa-PB, situada em região nobre cujo entorno é formado por bairros de classe média-alta, João Agripino e Manaíra. A ocupação desordenada encontra-se ... -
Ensinando (novas) Rezas a (velhos) Vigários: a Integração de Saberes e Fazeres no Atelier de Projeto do Mestrado Profissional
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo apresenta reflexões sobre uma experiência pioneira de ensino de projeto no contexto da pós-graduação stricto sensu da área de Arquitetura e Urbanismo no Brasil: o atelier integrado do Mestrado Profissional em ... -
O Ensinar e o Aprender a Fazer - Abordagem Metodológica do Ensino de Projeto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Esse trabalho localiza-se no inventário das pesquisas que procuram contribuir para a qualidade do ensino de projeto de arquitetura no contexto da formação do arquiteto brasileiro, numa condição de aceitação da sua ... -
Ensino de Projeto: Limites e Possibilidades Entre Teoria e Prática nas Escolas de Arquitetura - a Experiência de Implantação do Laboratório de Projeto no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)As inquietações sobre ensino e prática de projeto, nas escolas de arquitetura, têm girado em torno das questões pedagógicas e de método, praticadas no âmbito dos ateliês de projeto. Entretanto, os desafios que a realidade ... -
O Ensino do Desenho Universal e Seu Reflexo nos Trabalhos Finais de Graduação: Uma Contribuição para a Formação do Arquiteto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Visando analisar como os alunos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil têm assimilado os conceitos do Desenho Universal (DU), requisito fundamental para o projeto de uma arquitetura acessível e ... -
Ensino e Aprendizagem do Projeto Arquitetônico
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A capacitação de futuros arquitetos para o projeto da habitação de interesse social é essencial para a transformação da paisagem construída pelas instituições nas periferias urbanas. Paisagem insípida e repetitiva, com ... -
Ensino Introdutório de Projeto de Arquitetura e Urbanismo - Por Onde Começar e Que Caminho Seguir?
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O ensino de projeto para iniciantes, ou seja, para alunos de Arquitetura e Urbanismo que se encontram no primeiro ano do curso e que têm seu primeiro contato com o ato de projetar, é uma atividade desafiadora. O maior ... -
Um Ensino Reflexivo: Ateliê de Projetos Integrados I
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O presente artigo é o resultado do trabalho final da disciplina de Teoria e Prática de Ensino de Projeto, do Curso de Doutorado, realizado no Programa de Pós-graduação em Arquitetura – PROARQ, da Universidade Federal do ... -
O Enunciado como Regra e Demanda Hermenêutica Uma Experiência Pedagógica Baseada no 9sg
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo descreve e analisa uma experiência pedagógica no campo formal com turmas de primeiro projeto da PUC-Rio, em 2009, na qual, à guisa de introdução ao projeto residencial elaborou-se e aplicou-se uma variação do ... -
Equinox: Um Atelier de Criação Urbana Aberto às Ideias
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho pretende apresentar a experiência do atelier de criação urbana franco brasileiro EQUINOX concebido e organizado pelos departamentos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão e de Engenharia ... -
Escola Panamericana de Arte e Design Estudo da Volumetria do Edifício
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Volumetria. Sob o ponto de vista da expressão e da linguagem, caminhar ao redor, afastar-se e aproximar-se do objeto e o movimento ao ingressar nos volumes edificados causam experiências que testam as diversas percepções ... -
Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo: o Processo de Projeto Com a Participação do Usuário
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo consiste na descrição da metodologia de trabalho do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) da UFJF, baseado no Projeto de Orientação à Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (POEMA) da ... -
O Espaço Coletivo nas Bordas do Rio: Um Lugar para o Projeto da Cidade
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo aborda o papel dos espaços abertos no projeto da cidade a partir da relação de objetos por ela constituída. Tal interesse decorre das consequências geradas pela supremacia do objeto sobre suas relações, visto ... -
Estudo Comparativo Entre o Ensino e a Prática do Projeto Urbanístico no Brasil e em Portugal
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A razão da pesquisa é a comparação do ensino e a prática do projeto urbanístico no Brasil e em Portugal, identificando de forma comparativa os processos de formação e reflexão crítica, as conceituações teóricas, as ... -
Os Estudos da Mobilidade Urbana Das Cidades para os Idosos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O artigo apresenta e analisa os desafios associados ao envelhecimento ativo das pessoas em busca de uma melhor qualidade de vida, evidenciando a mobilidade urbana como uma oportunidade para estimular a independência e ...