Browsing Trabalhos by Title
Now showing items 21-40 of 161
-
Arquiteturas e Sobreposições o Caso do Museu Xul Solar
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O objetivo deste artigo é chamar a atenção para as formas de atuação no tecido urbano consolidado. Discute-se a importância de se preservar o legado histórico e cultural da arquitetura definida como comum e popular de forma ... -
Artesanias Construtivas: Uma Arqueologia de Saberes Arquitetônicos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Neste artigo, pretendemos discutir a relação do projeto arquitetônico com seus aspectos construtivos na pratica profissional e acadêmica atual. A partir do conceito de “artífice” desenvolvido por Richard Sennett (2008), ... -
Artigo Das Janelas
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo apresenta a evolução da forma de um conjunto de janelas em um pequeno projeto arquitetônico, e, assim, procura conhecer um pouco do que ocorre durante um processo de conformação específico, entre o início dos ... -
Ateliê de Arquitetura: Forma – Cidade - Relato de Experiência Didática de Disciplina de Projeto Com Ênfase na Discussão Sobre a Conformação da Cidade
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O presente trabalho relata a experiência didática vivida em uma disciplina de ensino de projeto cuja principal questão apresentada pode ser resumida na pergunta: “como redesenhar a quadra a partir da inserção do edifício ... -
A Avaliação da Representação Gráfica Das Soluções Projetuais Arquitetônicas no Âmbito Acadêmico: Teoria, Método, Análise e Crítica
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho apresenta uma proposta de avaliação da representação gráfica das soluções projetuais no âmbito do ensino de Arquitetura e Urbanismo. Na primeira parte discute-se uma possível “teoria da excelência” que seja ... -
Banalidade ou Correção - Dois Modos de Ensinar Arquitetura e Suas Consequências.
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A baixa qualidade da arquitetura atual se caracteriza pelo escasso entendimento da boa relação edifício/entorno, pelo excesso formal, pela predileção pela aparência às custas da substância, pela ineficiência energética e ... -
A Busca por uma Metodologia de Ensino para Projetos Arquitetônicos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O texto que ora se apresenta pretende contribuir com as discussões voltadas para questionamentos referentes à metodologia do ensino de projeto arquitetônico em cursos de graduação em Arquitetura, buscando discutir com os ... -
A Caixa de Luz - Uma Abordagem Metodológica de como Projetar o Espaço
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A formação do arquiteto ocorre em diversos âmbitos, porém, por tradição, ela fundamenta-se no contexto disciplinar do ateliê de projeto. Através da realização de projetos para situações hipotéticas, previamente determinadas ... -
Calvino e Shakespeare no Atelier de Projeto - Criatividade e Originalidade no Processo de Ensino-aprendizagem da Arquitetura
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo relata uma atividade didática de projeto em arquitetura para alunos ingressantes, na qual o ponto de partida se deu pela análise de textos de grande valor literário, um deles uma peça de teatro. Partindo do ... -
Caminhos e Valores Da/na Ação Projetual o Trabalho Final de Graduação no Ensino-aprendizagem de Arquitetura e Urbanismo
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A partir da investigação realizada no curso de doutorado da FAUUSP abordando o Trabalho Final de Graduação (TFG) desenvolvido em seis cursos de arquitetura e urbanismo das cidades de São Paulo e Belo Horizonte, pretende-se ... -
Capela de São Miguel Paulista - o projeto de intervenção como ferramenta de entendimento: taipa
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho busca conhecer e sumarizar a metodologia de projeto de restauro da Capela de São Miguel Arcanjo, em São Paulo, no propósito de entender os posicionamentos de intervenção que possibilitaram reintegrá-la à ... -
Caracterização do Processo de Projeto Escolar Público no Estado de São Paulo: Potencialidades e Desafios.
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Essa pesquisa investigou os processos de projeto dos profissionais arquitetos que colaboram com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) em projetos de prédios escolares no Estado de São Paulo, com o objetivo ... -
Características Peculiares a Pesquisas Acadêmicas em Áreas de Prática Projetual no Brasil – Abordagem da Obra de Frank Lloyd Wright
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Esse artigo aborda a problemática da prática projetual na produção acadêmica na área de arquitetura e urbanismo. O objetivo é verificar em que medida comparecem métodos de pesquisa ligados a processos não textuais de análise ... -
Cobertura Com Enfoque Projetual
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Verifica-se nas exposições de trabalhos acadêmicos das disciplinas de projeto a tendência em utilizar os telhados verdes como elementos de composição de projeto. Entretanto, apenas o aspecto ambiental é abordado e representado. ... -
Comprometimento, Motivação e Processo Criativo: Um Ponto de Vista e Sua Aplicação na Introdução ao Projeto Arquitetônico
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O presente trabalho apresenta um ponto de vista sobre a introdução do projeto em turmas de 2º e 3º períodos do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, tendo por base a experiência da autora como docente junto ... -
Conceito e Projeto: o Exemplo de Uma Escola de Educação Infantil
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O projeto para uma escola infantil desencadeou-se a partir desta problemática: por que as escolas não oferecem espaços de qualidade eficientes à educação infantil? Como resposta, sugeriu-se que o edifício escolar, além de ... -
Conceitos e Elementos Arquitetônicos Diretrizes de Projeto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O uso de elementos arquitetônicos como diretrizes de projeto continuam sendo o foco das pesquisas desenvolvidas pelo autor, que nesse texto discorre sobre a retomada contemporânea de estratégias para propiciar novas ... -
Conflitos Projetuais Entre a Academia e o Iphan em Laranjeiras ( Se ). Fundamentação Teórica no Projetar da Nova Arquitetura em Áreas Patrimoniais &
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Rejeitando conceitualmente a prática projetual do IPHAN-SE em re-editar em Laranjeiras o estilo patrimônio (sic), que a partir da segunda metade do século XX foi a única expressão arquitetônica aceita pelo IPHAN para novas ... -
A Construção de Idéias Modelagem Tridimensional no Ensino da Arquitetura
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Neste estudo, discutimos a aplicação da modelagem física como um meio de aprimorar o entendimento da tridimensionalidade e estimular o processo criativo. Modelagem, entendida como um produto que contribui para a ampliação ... -
A Contribuição dos Aplicativos Bim às Novas Práticas de Projeto de Edificações Com Base nas Teorias Contemporâneas de Ensino
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Várias pesquisas sinalizam problemas no tradicional processo linear de ensino e de prática de projeto de edificação, decorrentes, dentre outras questões, de falhas na comunicação gráfica entre profissionais parceiros. ...