dc.description.abstract | RESUMO João Pessoa é uma cidade do litoral nordestino que, como muitas outras, teve a base de sua formação estreitamente ligada à economia açucareira, cuja hegemonia perdurou até finais do século XIX quando o algodão assume o papel de principal produto exportador. Sob a égide do crescimento dessa economia são realizadas as primeiras transformações urbanas, nas primeiras décadas do século XX, de caráter cirúrgico e higienista. Um segundo momento para o urbanismo pessoense vem com o desenvolvimento industrial, subsidiado pelas ações da SUDENE, nas décadas de 1950 a 1970 quando o ideário de modernidade vem acompanhado com um novo tipo de construção e um novo modo de morar. As remodelações experimentadas no início do século XX foram as primeiras ações em direção a construção de uma imagem moderna de cidade, cujo cenário, de inspiração claramente européia, e particularmente Haussmanniana, anunciava o nascimento de uma ‘nova cultura’, a moderna. Uma segunda fase desse processo é experimentada após a II Segunda Guerra Mundial com a forte entrada do capital e da cultura norteamericana no Brasil. As notícias veiculadas nos jornais locais confirmam essa influência, que será ratificada pelas alterações da paisagem urbana em busca da construção da cidade moderna que terá como símbolos edifício em altura e o automóvel. O processo de verticalização da cidade de João Pessoa inicia-se, mesmo que timidamente, nas décadas de 1930 e 1940 e consolida-se nas três décadas seguintes com o desenvolvimento da indústria, a estruturação econômica mundial no período pós II Guerra e a difusão da Arquitetura Moderna Brasileira, que extrapola o triângulo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Esse processo coincide ainda com o processo de expansão da malha urbana que, mais tarde, consolidará a ocupação do litoral e sinalizará o processo de abandono da área central. O objetivo dessa comunicação é apresentar os primeiros passos de uma pesquisa cujo foco é a análise do processo de verticalização da cidade de João Pessoa e seus efeitos sobre a construção do espaço urbano e a expansão da cidade em direção ao mar, entre 1958 e 1975, sob a influência do ideário moderno que sustenta tais iniciativas. | pt_BR |