Show simple item record

dc.contributor.authorOlmos, Susana
dc.contributor.authorBoullosa, Rosana
dc.contributor.authorBarreto, Daniel
dc.contributor.authorRibeiro, Diego
dc.contributor.authorCerqueira, Ícaro
dc.contributor.authorAlmeida, Patrícia
dc.date.accessioned2021-08-03T00:53:09Z
dc.date.available2021-08-03T00:53:09Z
dc.date.issued2007-10-01
dc.identifier.isbn978-85-60188-07-9
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/365
dc.description.abstractRESUMO Esta é uma experiência didático-pedagógica desenvolvida na disciplina de Atelier II da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia que procurou explorar as possibilidades de projeto-ação sobre uma situação real. Tal experiência, portanto, constituiu-se, mais do que um laboratório de projeto, em um laboratório de ensino de projet-ação em arquitetura. A partir da conveniência de estabelecer contato entre o contexto acadêmico dos ateliês de projeto e a realidade exterior em sua complexidade, foi formada equipe de interessados, composta por dois docentes e quatro alunos de graduação. O laboratório foi estruturado como uma zona de desenvolvimento proximal, como propôs Vigostzky onde um grupo de trabalho constituído por docentes e discentes, em iguais condições de ação, foi ativado em um processo de interação criativa para o desenvolvimento de um projeto de arquitetura em resposta a um contexto-problema real, proposto por um concurso de abrangência nacional: o Concurso Nacional de Idéias e Soluções para a Habitação Social no Brasil, promovido conjuntamente pela CAIXA e pelo IAB. Esta experiência sublinha a importância de “como” ensinar em detrimento de “o que” ensinar, reacendendo o debate sobre metodologia de ensino em arquitetura. O conjunto de prédios selecionados para a Proposta de Intervenção situa-se ao final da Rua Silva Jardim, popularmente conhecida como Ladeira do Taboão. Esta ladeira nasce na parte mais baixa do triangular Largo do Pelourinho, nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, e desemboca no bairro do Comercio, vencendo uma diferença de quota de 35 metros.Suas características morfológicas, topográficas, sociais, históricas e políticas foram sistematizadas em diferentes planos epistemológicos, transformando-os em ferramentas projetuais. A proposta resultante procura, então, responder a essa diversa e complexa gama de vínculos, dando o caráter real e desejado à experiência. ABSTRACT The present work reports an experience in the Faculty of Architecture of University of Bahia. The convenience of establishing contact between the project ateliers and the complex exterior reality gathered a group composed by two professors and four students. The opportunity of participating in “Caixa’s Contest” offered the appropriate conditions, as it had an approach on dwelling proposals, intervening on deteriorated historic sites. Methodologically, the ideas of the project were developed parallel to the economic, social and cultural studies, having the theoretic data always as a decisive matter on the projectual options. The level of creativity and importance were considered relevant, reason why it is been sent to Projetar 2007. The proposed theme made possible the debate of questions such as the type and quality of the interventions in historic sites. The resultant proposal doesn’t forget the competitive advantages that the exogenous aspects can bring to the local development, but it chooses to bet on the installation of an endogenous impulse, that could emerge as a small, but effective, movement of transformation. The set of five buildings is located at Ladeira do Taboão, a limit zone between the so called Historic Center of Salvador (High City) and the zone of Comércio (Low City). Taboão´s slope is one of the few semi formal dwelling alternatives for the very low income population still living in the historic center. The dwelling function with social interests was understood in an ample way, considering not only the notable presence of low income and very-low income population, but also the social and economic context in its singularities. The proposal, consequently re dimensions its public according to this social landscape, giving priority to this group, identified as social and economic vulnerable.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROPAR/UFRGSpt_BR
dc.subjectAprendizagem em Arquiteturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLaboratório de Projetopt_BR
dc.titleIntervenção Habitacional no Centro Histórico de Salvador: Uma experiência teóricopedagógica.pt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record