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dc.contributor.authorMartin, Marcela
dc.contributor.authorSchlee, Andrey
dc.date.accessioned2021-08-03T00:49:36Z
dc.date.available2021-08-03T00:49:36Z
dc.date.issued2007-10-01
dc.identifier.isbn978-85-60188-07-9
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/359
dc.description.abstractRESUMO Ouro Preto, um testemunho “vivo” da arquitetura produzida no Brasil entre os séculos XVIII e XIX, pode ser considerada um campo em excelência para a prática de intervenção em patrimônio cultural. Variadas, e por vezes contraditórias, são as teorias que oferecem respaldo às decisões de projeto neste campo de atuação do arquiteto. Em 2003, lamentavelmente, um dos casarões - antigo Hotel Pilão - que compunha o conjunto arquitetônico da Praça Tiradentes, em Ouro Preto/MG, foi alvo de um incêndio que o reduziu a condição de ruína. Em 2005, após a compra das ruínas pela FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), o arquiteto Fernando de Oliveira Graça definiu a sua proposta de intervenção para criação do Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG de Ouro Preto como “(...) o ontem e o hoje. O passado e o contemporâneo.” A nova edificação, inaugurada em 21 de abril de 2006, em seu tratamento externo deixa dúvidas quanto à clareza da contemporaneidade da intervenção, ponto de suma importância na teoria moderna do restauro, que preza pela não criação do falso histórico Diante de tal, questão a pergunta seria: É possível propor uma nova edificação com linguagem contemporânea sem agredir o equilíbrio harmônico do conjunto arquitetônico que constitui a Praça Tiradentes? Para encontrar uma resposta a essa questão, foi realizado um projeto de conclusão de curso de graduação, a ser discutido neste artigo, cujo objeto de trabalho foram as ruínas do antigo Hotel Pilão. O seu objetivo foi encontrar uma solução para a manutenção do conjunto urbano de Ouro Preto intervindo arquitetonicamente de forma a evitar a criação de um falso histórico, assumindo como ação de intervenção a contraposição contextualizada, ou seja, uso de linguagem contemporânea associada ao respeito pelo entorno existente e a manutenção de sua ambiência. ABSTRACT Ouro Preto, a living testimony to the architecture created in Brazil during the 18th and 19th centuries, can be seen as a choice area for interventions on the cultural heritage. The theories giving support to the architect's design decisions in this field are varied and sometimes contradictory. In 2003, miserably, one of Ouro Preto's old buildings—the former Hotel Pilão—, which belonged to the Praça Tiradentes architectural ensemble, was reduced to ruin by a fire. In 2005, after its purchase by FIEMG (State of Minas Gerais' Federation of Industries), architect Fernando de Oliveira Graça defined his rehabilitation proposal for the creation of the Cultural and Touristic Center of Ouro Preto'a branch of the FIEMG network with the motto “…yesterday and today. Past and contemporary.” The new building, opened on April 21st, 2006, is unclear in its externior treatment about the contemporary character of the intervention, a critical aspect of modern preservation theory, which abhors the creation of a “fake historic.” In regard of such an issue we may ask: is it possible to propose a new building with a contemporary expression without doing violence to the harmonious balance of the architectural ensemble that is the Praça Tiradentes? To find an appropriate answer, I did an undergraduate design thesis, exposed in this article, on the ruins of the former Hotel Pilão. The goal of this thesis was to find a solution that would preserve the urban fabric of Ouro Preto with an architectural intervention aiming at avoiding the creation of a fake historic. I assumed as a course of action the contextual opposition, that is, the use of a contemporary idiom alongside respect for the existing context and the preservation of its ambience.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROPAR/UFRGSpt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectHotel Pilãopt_BR
dc.titleHOTEL PILÃO, OURO PRETO – ENTRE O FALSO HISTÓRICO E A CONTEMPORANEIDADEpt_BR
dc.typeArticlept_BR


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