dc.description.abstract | RESUMO O projeto padrão sempre esteve presente na história da arquitetura escolar do Brasil, desde as primeiras unidades projetadas especificamente para fins educacionais, no início da República, até os dias de hoje. O inventário do repertório tipológico das edificações escolares existentes demonstra que as soluções espaciais adotadas em cada momento histórico, materializam as práticas pedagógicas e as políticas públicas educacionais vigentes. Além disso, esses edifícios comungam com o próprio contexto histórico arquitetônico, no qual alguns exemplares configuram-se como verdadeiros testemunhos e marcos referenciais da cultura e história da sociedade. Por conta da sua qualidade arquitetônica e construtiva, aliadas ao caráter imponente e imagem institucional, alguns desses edifícios ainda hoje se mantêm em uso, atendendo a sua função original educativa. No entanto, os projetos-tipo constituem soluções fechadas, pouco flexíveis, que não acomodam com facilidade acréscimos e modificações. E os métodos pedagógicos não duram para sempre. Ao contrário, envelhecem, exigindo evolução, reciclagem e adaptação a um novo contexto sócio-cultural. Da mesma forma, as demandas sociais se modificam e a relação com o tecido urbano às vezes torna-se conflitante. Daí se delineia uma dicotomia. Se por um lado, as construções escolares exigem permanência espaço-temporal, traduzida em solidez e durabilidade que possam atender ao uso coletivo intenso, por outro lado, essas organizações espaciais nem sempre admitem a mutabilidade do ensino e a expansão da demanda de atendimento. A partir de uma contextualização histórica, o presente trabalho reflete sobre a permanência dessas instituições no tempo. Examina a organização espacial de uma edificação escolar com projeto-tipo do Ecletismo Republicano, considerando seu valor cultural, sua inserção no contexto urbano e sua funcionalidade frente às novas tendências educacionais. Através dessa análise, procuramos discutir acerca da viabilidade atual de uso de projetos-padrão adotados em momentos distintos do panorama das políticas educacionais do País, ponderando sobre sua representatividade enquanto marcos referenciais da arquitetura escolar. Nos dias de hoje, alguns educadores guiados por um novo ambiente de tranformações, procuram criar alternativas para a escola e para o ensino, numa crítica ao modelo pedagógico tradicional originado no século passado ⎯ de certa forma autoritário, reducionista e baseado na memorização de conteúdos. A busca por novos paradigmas de aprendizagem e pelo traçado de caminhos para a escola do novo milênio, se traduz em teorias e métodos que vêm sendo pesquisados e discutidos pelos pedagogos. Há de se considerar, entretanto, que hoje, apesar de todo esse contexto de globalização e dos novos temas discutidos - como o meio-ambiente, por exemplo - dentro da escola, a criança convive ainda, com conceitos e organizações espaciais semelhantes aquelas de mais de cem anos atrás. A discussão atual sobre os novos conceitos de educação, que tem em vista a formação de um ser humano integral - apto a resolver problemas e dinâmico o suficiente para se adaptar a um contexto globalizado - vai exigir então uma maior reflexão sobre os significados do LUGAR no processo de construção do conhecimento. Isto é, é importante refletir como esta desconectada relação entre o ambiente e os métodos pedagógicos contemporâneos, pode influenciar os usuários destas escolas. ABSTRACT primeiras unidades projetadas especificamente para fins educacionais, no início da República, até os dias de hoje. since the first projected units specifically for educational ends, at the beginning of the Republic, until the present. It can be depicted from analysis of the repertoire of the existing school buildings that the adopted space solutions at each historical moment, materialize practical the pedagogical ones and the effective educational public politics. Moreover, these buildings are in accordance with the proper historical architectural context, in which some units are configured as true certifications and referencial landmarks of the culture and history of the society. On account of its quality constructive architectural and, allied to the imponent character and institucional image, some of these buildings still today remain in use, taking care of its educative original function. However, the project-type constitutes closed solutions, little flexible, that do not accomodate with easiness additions and modifications, and the pedagogical methods do not last forever. In contrast, they age, demanding evolution, recycling and adaptation to a new partner-cultural context. In the same way, the social demands modify and the building relation with the urban network to the times becomes conflicting. From there a dichotomy is delineated. If on the other hand, the pertaining to school constructions demand permanence space-weather, translated solidity and durability that can take care of to intense the collective use, on the other hand, these space organizations nor always admit the changeability of education and the expansion of the attendance demand. From a historical context, the present work reflects on the permanence of these institutions in the time. It examines the space organization of a school construction with project-type from the Republican Ecleticism, considering its cultural value, its insertion in the urban context and its functionality front to the new educational trends. Through this analysis, we look for to argue concerning the nowadays use viability of project-standard had adopted at distinct moments of the panorama of the educational politics of the Country, pondering on its representation while referencial landmarks for the school architecture. Nowadays, some educators guided for a new environment of transformations, look for to create alternatives for the school and education, in a critical one to the traditional pedagogical model from the the last century – in a certain way authoritarian, reducionist and based in the memorization of contents. The search for new paradigms of learning and the tracing of ways for the school of the income times, is a challenge for the pedagogy. However, it can be considered in the present days, despite globalization and of the new argued subjects - as the environment, as example - inside of the school, the child still coexists, with concepts and space organizations similar those of more than one hundred years behind. The current quarrel on the new concepts of education, that has in sight the formation of an integral human being - apt to decide problems and dynamic the sufficient to adapt itself to a global context - goes to demand a reflection on the meanings of the PLACE in the process of construction of the knowledge. Thus, it is required to be understanded how this distant relation between the environment and contemporary pedagogical methods , influences the users of these schools. | pt_BR |