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dc.contributor.authorZein, Ruth
dc.contributor.authorMarco, Anita
dc.date.accessioned2021-08-03T00:41:58Z
dc.date.available2021-08-03T00:41:58Z
dc.date.issued2007-10-01
dc.identifier.isbn978-85-60188-07-9
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/346
dc.description.abstractRESUMO No limite norte do micro-centro de São Paulo situam-se os bairros da Luz, Bom Retiro e Campos Elíseos onde vários edifícios de valor histórico tem sido recentemente recuperados, entre os quais a antiga Estação Sorocabana, ou Estação Julio Prestes, transformada na sede da Fundação OSESP (Orquestra Sinfônica Estadual), renascendo como Sala São Paulo de Concertos, a partir de projeto arquitetônico de Nelson Dupré. O projeto original (1925) do arquiteto Christiano Stockler das Neves em “estilo Luiz XVI simplificado”, conciliando valores arquitetônicos conservadores e técnicas construtivas contemporâneas, sofreu durante a obra várias vicissitudes restando parcialmente inacabado: entre outros detalhes, a cobertura do Grande Hall de espera jamais foi executada, permanecendo esse espaço como pátio descoberto sem uso até o fim do século 20. Na busca de um lugar adequado para a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo verificou-se que o Grande Hall possuía dimensões internas semelhantes às da Symphony Hall de Boston, bastando cobri-lo adequadamente para obter a volumetria apropriada a uma sala de concertos; a possibilidade de seu reaproveitamento foi referendada pela consultoria acústica da Artec Consultants responsável pela primeira proposta de viabilidade. A necessidade de conciliar as questões acústicas com os aspectos de preservação e valorização do patrimônio levaram o arquiteto Dupré a propor um projeto distinto dos consultores de maneira a buscar equilibrar as questões técnicas,arquitetônicas, acústicas e de viabilidade construtiva, buscando harmonizar o existente e o novo sem perda de suas respectivas autonomias. A obra ainda está parcialmente inacabada: apos implantada a Sala de Concertos e a sede da atual Fundação OSESP, há planos para completar a articulação do edifício com a antiga sede administrativa da EFS e com o entorno imediato, transpondo a via férrea. ABSTRACT In the northern border of city of São Paulo’s central area, Luz, Bom Retiro and Campos Elíseos districts are sprinkled with many historical buildings, which have undergone a transformation process. Among them, the former railway station Estação Sorocabana or Estação Júlio Prestes, transformed into the OSESP (São Paulo State Symphonic Orchestra) headquarters and emerging as the Sala São Paulo de Concertos (São Paulo Concert Hall). The original design (1925) made by the architect Christiano Stockler das Neves, in a sort of ‘simplified Luiz XVI style’, reconciling old traditional architectural values and contemporary building techniques, underwent a lot of difficulties during the construction and remained partially unfinished: among other details, the roof of the Great Hall had remained an uncovered courtyard until the late 20th century. In the search for a proper home to OSESP - the Symphonic Orchestra of the State of São Paulo, the apparent was perceived: the empty and unfinished space of the Great Hall essentially had the same internal horizontal dimensions as that of the Boston Symphony Hall. It would be only necessary to cover the space in an adequate manner in order to achieve volumetric quality suitable for a concert hall. The possibility of reusing it has been supported by the renowned international experts in acoustics Artec Consultants, which was responsible for the preliminary feasibility proposal. The need to reconcile acoustical and heritage conservation requirements made the architect Nelson Dupré propose another design different from the one presented by the consultants, so as to balance the technical, architectural, acoustic and constructive viability, searching to conciliate the old and the new without losing their autonomy. The assignment is still unfinished: after the opening of the Concert Hall and The OSESP foundation headquarters, there are plans to complete the connection with the old administrative center of the Sorocabana Railway System and with the immediate surroundings, overcoming the railway.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROPAR/UFRGSpt_BR
dc.subjectConcert Hallpt_BR
dc.subjectRailway Stationpt_BR
dc.subjectRehabilitationpt_BR
dc.subjectAdaptive Reusept_BR
dc.titleDa Estação Julio Prestes à Sala São Paulo de Concertos: um estudo de casopt_BR
dc.typeArticlept_BR


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