dc.description.abstract | RESUMO O presente estudo pretende revisitar a produção projetual e teórica do arquiteto e pensador humanista do Renascimento Italiano, Leon Battista Alberti, procurando compreender suas estratégias face a projetos de reabilitação, a luz do conceito da Concinnitas, cunhado por ele no século XV. Em seu tratado, De Re Aedificatoria, Alberti se refere à Concinnitas como uma constante busca por excelência através da harmonia total entre as partes de um projeto, que neste estudo é confrontada com exemplos de obras do próprio arquiteto nos quais as preexistências condicionam a solução final. Em um período histórico no qual o próprio conceito de projeto arquitetônico está em formação, procura-se identificar estratégias de incorporação de estruturas preexistentes a um projeto final e acabado, tal como se passou a preconizar a partir do Renascimento. Para desenvolver este estudo, se buscou analisar três projetos do mestre italiano, nos quais estruturas preexistentes condicionaram e foram incorporadas no projeto final, sendo elas: a Igreja de San Francesco em Rimini, na qual o projeto final incorporou a antiga capela existente através de um envelopamento da mesma por uma estrutura nova; a Igreja de Santa Maria Novella, em Florença, na qual Alberti foi incumbido apenas de terminar o revestimento da fachada frontal, incorporando porém os elementos medievais preexistentes; e o Palazzo Rucellai, também em Florença, o qual é resultado de uma soma de antigas construções, e cuja fachada foi comissionada à Alberti. ABSTRACT The present study intends to revisit the production of projects and theories of the Italian Renascence architect and thinker, Leon Battista Alberti, trying to understand his strategies face to rehabilitation projects, by the light of the Concinnitas concept, created by him in the XV century. In his treatise, De Re Aedificatoria, Alberti refers to Concinnitas as a constant search of excellence through the total harmony among the parts of a project, that, in this study, is confronted with examples of the architect's works, in which the preexistences conditioned the final solution. In a historical period in which the concept of architectural project itself was in formation, we tried to identify strategies of incorporation of pre-existent structures to a final and finished project, just as started to be extolled from Renaissance. To develop this study, we looked to analyze the Italian master's three projects in which pre-existent structures were incorporate and conditioned the final project, being them: San Francesco's Church in Rimini, in the which the final project incorporated the old existent chapel, involving it with a new structure; Santa Maria Novella Church, in Florence, in the which Alberti was assigned of finishing the covering of the front facade, incorporating however the pre-existent medieval elements; and Palazzo Rucellai, also in Florence, which resulted of a sum of old constructions, and whose facade was Alberti commissioned. | pt_BR |