Now showing items 23-36 of 36

    • A Ordem Dada e a Ordem Construída 

      Brandão, Otavio (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Em alternativa à legitimação do projeto arquitetônico através de adequação a supostas ordens preexistentes, este trabalho investiga a possibilidade da construção de uma ordem própria ao projeto. Serão feitas, inicialmente, ...
    • A Pedagogical Proposal In An Area Of Epistemological Uncertainty 

      Büchler, Daniela; Biggs, Michael; Rocco, Roberto (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Em áreas profissionais onde existem elementos de prática projetual, como arquitetura e urbanismo, o modelo acadêmico de conhecimento não está ainda claramente articulado. Isso significa que, muitas vezes, valores da prática ...
    • A Pergunta Pela Arquitetura (nos Enquadramentos Dos Trabalhos De Desenho E Projetos) Em Diversas Escolas (de Arquitetura) 

      Riva, Javier (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este trabalho é o resumo de uma pesquisa em andamento do nosso grupo Hypermedia de Inovação Educativa (GIE). Foram analisados mais de mil enunciados de trabalhos de disciplinas de desenho e projeto de mais de 60 escolas ...
    • Pesquisa em Arquitetura: Repertoriando o Projeto 

      Zein, Ruth; Cecco, Angelo; Santos, Cecilia (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Brutalismo é um nome habitualmente utilizado para indicar a tendência arquitetônica que se manifesta a partir de meados do século 20, e cujo lugar-comum é o uso de superfícies de concreto aparente. A pesquisa “Arquitetura ...
    • Preservação do Patrimônio Construído: o Entendimento da Formação do Arquiteto Contemporâneo no Território Brasileiro 

      Farah, Ana Paula (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O artigo tem por objetivo discutir a formação do arquiteto contemporâneo, no contexto brasileiro, para que tenha base adequada e o conteúdo para atuar no patrimônio construído e em construções de interesse para preservação. ...
    • O Projeto como Investigação | A Investigação [e Documentação] do Projeto Arquiteturas de Concursos no Sul: Monitoramento e Acervo (1984 -2006) 

      Marques, Sergio (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      As gerações que integraram a vanguarda do Movimento Moderno no Brasil e a base cultural que fundamentou a Arquitetura Moderna Brasileira, apesar da liderança intelectual de Lúcio Costa, não se caracterizaram por formulações ...
    • O Projeto como Produção de Conhecimento 

      Brandão, Otavio (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Ao se perguntarem como se ensina, aprende ou faz projeto, professores, estudantes e profissionais de projeto parecem acreditar que um algo, um modo ou uma coisa têm que preencher a lacuna aberta pela pergunta. Além disso, ...
    • O Projeto como Questão e Tarefa 

      Rubano, Lizete Maria; Guatelli, Igor; Fehr, Lucas; Villac, Maria Isabel; Figueroa, Mario; Barbosa, Marcelo (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Dadas as alterações estruturais - forma de produzir a vida material, nova organização do capital internacional, "revolução" da informação, novas condições colocadas ao público/privado e às associações tempo/espaço -, quais ...
    • Projeto Entre o Conhecimento e o Saber 

      Nascimento, Denise; Palhares, Sérgio; Tostes, Simone (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O presente trabalho propõe um exame crítico do projeto no ensino de arquitetura, por meio da problematização das diversas situações que o atravessam hoje, ligadas tanto a questões mais particulares no campo da arquitetura, ...
    • Quando a Habitação Colectiva era Moderna desde Portugal A Outros Territórios de Expressão Portuguesa. 1940-1974 

      Rodrigues, Inês Lima (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      A análise confronta Portugal, o Brasil e outros territórios de expressão portuguesa, perante a herança cultural arquitectónica portuguesa em torno dos princípios modernos da habitação colectiva entre 1940 e 1974. O fio ...
    • Reatualizando Gottfried Semper: entre exposições universais, concursos e teoria do projeto 

      Amaral, Izabel (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este texto propõe uma releitura do célebre arquiteto e teórico alemão Gottfried Semper, mais particularmente da sua teoria da transformação de material [Stoffwechseltheorie], presente nas suas obras mais importantes, Die ...
    • Três Arquitetos, Três Processos De Ensino: Mario Russo, Borsoi, Delfim Amorim 

      Pereira, Fúlvio (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Trata da diversidade de posturas no processo de ensino de projeto de arquitetura. Baseia-se no estudo da atividade docente dos arquitetos Mario Russo, Acácio Gil Borsoi e Delfim Amorim na Escola de Belas-Artes de Pernambuco, ...
    • Visão de Mundo, Tipologia e Arquitetura Penal 

      Viana, Lídia; Rheingantz, Paulo Afonso; Brasileiro, Alice (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este artigo aborda, a partir da história crítica e do conceito de Arqueologia (2008) e Genealogia (1979) do Saber de Foucault, a relação entre os projetos de edificações penais, a arquitetura de outros programas e as ...
    • Vírus como Argumento: Relato de Uma Experiencia Projetual 

      Araújo, Ana Paula; Lapa, Renata (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O trabalho consiste no relato de uma experiência projetual desenvolvida sob a modalidade de concurso interno de projetos, no qual foi contemplada com a menção honrosa. A experiência foi utilizada para três fins: serviu ...