Browsing Eixo: Situação by Title
Now showing items 9-28 of 36
-
El Proyectar como Constructor de Situaciones. La Construccion de Situaciones En La Ciudad En Ausencia.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A proposta que se faz é a confrontação da realização do projecto arquitectónico não como constructor de edifícios, mas sim de situações. O objectivo deste trabalho é a aproximação às experiências, às acções e aos meios que ... -
Ensino de História e Teoria da Arquitetura X Ensino de Projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A presente pesquisa, na modalidade de Inovação no Ensino, tem como tema central o ensino da História e Teoria nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul e sua contribuição no processo para a formação de um ... -
Ensino, Planejamento Territorial e Diálogo
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Cientes da forma de ocupação do território brasileiro, que vem se mostrando predatória e tem contribuído para acirrar ainda mais as diferenças sociais existentes, os cursos de Arquitetura e Urbanismo deveriam procurar ... -
Escola na Escola: Reflexões sobre um Método de Ensino de Projeto de Espaços para o Ensino Fundamental
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo apresenta e discute uma experiência didática desenvolvida na disciplina de Projeto de Arquitetura 3 (PA3) do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-UFRJ. A insatisfação dos professores com os ... -
Escritórios de Arquitetura em São Paulo: Práticas de Trabalho, Sentidos e Contextos
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)As remodelações econômicas e culturais da sociedade contemporânea que se repercutem em crise de emprego, precariedade de condições de trabalho em novas formas de inserção produtiva dos indivíduos abrem um leque de discussão ... -
O Espaço como Investigação da Arquitetura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O espaço – como tempo, natureza, ser – é uma das noções constituintes da compreensão do mundo cujas formulações mais arcaicas na cultura ocidental advém dos pré-socráticos. Na arquitetura não se tem conhecimento de ... -
Estudos de Precedentes, Referências e Metodologias Projetuais rm Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura no Brasil
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este texto apresenta algumas reflexões sobre a produção acadêmica de projetos de arquitetura nos cursos de graduação de escolas brasileiras consideradas referências no ensino e pesquisa na área de projeto, a partir de dados ... -
Explorando as Villas de Palladio: a Pesquisa Histórica como Investigação Projetual
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente texto se propõe a refletir sobre o processo de ensino/aprendizagem em arquitetura, mais especificamente sobre o papel da história na formação do arquiteto. A partir do estudo da vida e obra do arquiteto renascentista ... -
História Comparada de Cidades Universitárias: Perspectivas para Análise de Projetos
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo salienta a importância de se produzir, no Brasil, uma história da Arquitetura e do Urbanismo em constante comparação com outros contextos internacionais. Neste sentido propõe-se a análise do edifício do Instituto ... -
A Inacessibilidade Dos Prédios Do Poder Judiciário Em Salvador: O Resultado De Pensamentos E Ensinos Não Inclusivos
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A acessibilidade é um dos vetores para a garantia da dignidade e da qualidade de vida das pessoas com ou sem deficiência. As distintas barreiras arquitetônicas negam o acesso à justiça e ferem os direitos de ir, de vir e ... -
O Julgamento de Projetos em Contexto Profissional: Uma Análise de Quatro Concursos de Arquitetura no Brasil
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este texto apresenta algumas reflexões sobre a questão da avaliação de projetos em contexto profissional, a partir da análise de concursos de arquitetura realizados no Brasil entre os anos de 2003 e 2008, e que tivessem ... -
O Lugar das Representações no Projeto - Considerações sobre a "cidade Escrita"
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)No texto a seguir, o lugar das representações no projeto de arquitetura é apresentado primordialmente como lugar de construção do conhecimento científico, o mesmo tipo de conhecimento que confere à metrópole a característica ... -
Um Modelo Teórico de Interpretação do Lugar Arquitectónico como Modo de Investigação Projectual - Uma Leitura Hermenêutica
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Esta comunicação trata da leitura do lugar arquitectónico1, como modo de investigação projectual através de um modelo teórico de interpretação, desenvolvido a partir de dois campos disciplinares: o da filosofia e o da ... -
Uma Mostra da Capacidade Analítica da Arquiteturologia para Entendimento da Concepção Arquitetônica
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A Arquiteturologia (BOUDON et al, 2000) é um modelo teórico que estuda a natureza das operações mentais de cada arquiteto no momento da concepção, a partir da análise de seus projetos e discursos. Nossa pesquisa, desenvolvida ... -
A Ordem Dada e a Ordem Construída
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Em alternativa à legitimação do projeto arquitetônico através de adequação a supostas ordens preexistentes, este trabalho investiga a possibilidade da construção de uma ordem própria ao projeto. Serão feitas, inicialmente, ... -
A Pedagogical Proposal In An Area Of Epistemological Uncertainty
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Em áreas profissionais onde existem elementos de prática projetual, como arquitetura e urbanismo, o modelo acadêmico de conhecimento não está ainda claramente articulado. Isso significa que, muitas vezes, valores da prática ... -
A Pergunta Pela Arquitetura (nos Enquadramentos Dos Trabalhos De Desenho E Projetos) Em Diversas Escolas (de Arquitetura)
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este trabalho é o resumo de uma pesquisa em andamento do nosso grupo Hypermedia de Inovação Educativa (GIE). Foram analisados mais de mil enunciados de trabalhos de disciplinas de desenho e projeto de mais de 60 escolas ... -
Pesquisa em Arquitetura: Repertoriando o Projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Brutalismo é um nome habitualmente utilizado para indicar a tendência arquitetônica que se manifesta a partir de meados do século 20, e cujo lugar-comum é o uso de superfícies de concreto aparente. A pesquisa “Arquitetura ... -
Preservação do Patrimônio Construído: o Entendimento da Formação do Arquiteto Contemporâneo no Território Brasileiro
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O artigo tem por objetivo discutir a formação do arquiteto contemporâneo, no contexto brasileiro, para que tenha base adequada e o conteúdo para atuar no patrimônio construído e em construções de interesse para preservação. ... -
O Projeto como Investigação | A Investigação [e Documentação] do Projeto Arquiteturas de Concursos no Sul: Monitoramento e Acervo (1984 -2006)
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)As gerações que integraram a vanguarda do Movimento Moderno no Brasil e a base cultural que fundamentou a Arquitetura Moderna Brasileira, apesar da liderança intelectual de Lúcio Costa, não se caracterizaram por formulações ...