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dc.contributor.authorMaglia, Viviane
dc.date.accessioned2021-08-03T00:37:21Z
dc.date.available2021-08-03T00:37:21Z
dc.date.issued2007-10-01
dc.identifier.isbn978-85-60188-07-9
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/338
dc.description.abstractRESUMO Esta comunicação pretende mostrar a experiência de transformação do antigo edifício comercial Força e Luz, de 1928, tombado pelo Patrimônio Histórico do estado, em Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, realizada em 2002, em Porto Alegre. Projetado para abrigar acervos literários de escritores gaúchos, o Museu da Eletricidade e espaços complementares em 2800m² de área construída, a solução apresentou grande complexidade por buscar atender aos quesitos de acessibilidade, segurança e conforto dos usuários. O projeto do mobiliário, assim como a especificação dos acessórios e complementos para o Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, foi feita de acordo com o mesmo conceito empregado no projeto arquitetônico: criar, em um edifício histórico que faz parte da memória da cidade, um espaço contemporâneo, animado e de intensa atividade, que de alguma forma resgatasse a imagem do escritor Érico Veríssimo, e também previsse as diferentes possibilidades de uso de um espaço desta natureza. Além de uma Sala em homenagem ao escritor, utilizada para diferentes eventos, o programa previa o Espaço Institucional da CEEE, Sala de Exposições e loja, auditório, bilheteria e bomboniére, café, biblioteca, depósitos, copas e salas de trabalho técnico, locais com necessidades específicas de projeto e que tiveram soluções desenvolvidas e detalhadas para execução sob medida, considerando as questões relativas à durabilidade, versatilidade e possibilidade de reprodução, assim como a unidade entre eles e os elementos industrializados. Questões relacionadas à acústica, luminotécnica e acessibilidade, foram consideradas não só pelo projeto arquitetônico, mas também pelo mobiliário, equipamentos e acessórios especificados, buscando atender às normas vigentes e possibilitando o atendimento aos portadores de necessidades especiais, O projeto levou em conta o design contemporâneo, resistência e versatilidade para adaptar-se às diferentes circunstâncias e ao uso intenso que determinadas situações programáticas exigem. Para esta eventual mobilidade, foi importante a possibilidade de modulação/empilhamento, prevendo deslocamentos que não comprometessem a homogeneidade e a leveza da ambientação dos espaços, ou ainda o armazenamento em áreas bastante restritas. O mobiliário, os acessórios e os complementos dos diferentes ambientes contrastam claramente com a linguagem da arquitetura original do edifício, evidenciando a contemporaneidade do espaço criado pela rearquitetura. Acessórios e complementos foram definidos em consonância com o conceito de atualidade que norteou a especificação dos móveis, apresentando as mesmas características de contemporaneidade, resistência e versatilidade, mantendo a homogeneidade e a leveza visual, especificados preferencialmente de indústrias locais, em acabamentos e cores claras, buscando a leveza visual. O trabalho tem relevância na discussão proposta pelo Seminário por permitir uma troca de experiências no tema de reaproveitamento de edifícios históricos para novos usos, cada vez mais comum no Brasil, abordando o papel da arquitetura de interiores nos edifícios do passado que passam por transformações para atender a novos programas e necessidades contemporâneas. ABSTRACT This paper aims to show to the experience of transformation of the old commercial building Força e Luz, of 1928, in Cultural Center CEEE Erico Veríssimo, carried through in 2002, in Porto Alegre. Protected as Historic Site of the state, the building was reprojected to shelter literary archives of gauchos writers, and the Museum of the Electricity and complementary spaces, in 2800m ² of constructed area. The solution presented great complexity for searching to attend users’ accessibility, security and comfort. The project of the furniture, as well as the specification of the accessories and complements for Cultural Center CEEE Érico Veríssimo, was made in accordance with the same concept used in the architectural project: to create, in a historical building that is part of the memory of the city, a contemporary space, livened up and of intense activity, rescuing the image of writer Érico Veríssimo, and also foreseeing the different possibilities of the use of a space of this nature. Beyond an Homage Room to the writer, used for different events, the program foresaw an Institucional Space of CEEE, Exhibition Hall and store, theater, ticket office and bomboniére, coffee, library, deposits, pantries and technical rooms, places with specific necessities of project which had to size to solutions developed and detailed for execution, considering the relative questions to the durability, versatility and possibility of reproduction, as well as the unity between them and the industrialized elements. Questions related to the acoustics, lightening and accessibility had been considered not alone by the architectural project, but also by the specified furniture, equipment and accessories, searching to care for the effective norms and making possible the attendance to the special necessities carriers, The project took in account contemporary design, resistance and versatility to adapt it self to different circumstances and to the intense use that certain programmatical situations could demand. For this eventual mobility, the modulation possibility was important: piling up, foreseeing displacements that did not compromise the homogeneity and the slightness of the ambiance of the spaces, or yet storage in very restricted areas. The furniture, accessories and complements of different environments contrast clearly with the language of the original architecture of the building, evidencing the character of present time of the space created by the new architecture. Accessories and complements had been defined according to the contemporary concept that guided the specification of the furniture, presenting the same characteristics of contemporaneity, resistance and versatility, keeping the homogeneity and the visual slightness, specified preferential of local industries, in finishings and clear colors which searched visual slightness. The presentation has relevance in the quarrel proposed for the Seminary allowing an exchange of experiences in the subject of re-use of historical buildings for new programs, each time more common in Brazil, approaching the role of interiors architecture in buildings of the past which pass for transformations to attend new programs and contemporarie necessities.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROPAR/UFRGSpt_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.subjectAnálise de Projetospt_BR
dc.subjectArquitetura de Interiorespt_BR
dc.titleCentro cultural CEEE – Érico Veríssimo: o papel da arquitetura de interiores e do mobiliário na rearquiteturapt_BR
dc.typeArticlept_BR


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