Now showing items 19-36 of 36

    • Os Limites da Intervenção Arquitetural no Patrimônio: Menos Amarras e mais Liberdade no Ensino 

      Carsalade, Flavio (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      A partir de considerações sobre a problemática da inadequação de teorias vigentes sobre o problema do restauro à especificidade arquitetural, o artigo propõe uma discussão sobre os reflexos dessa inadequação sobre o ensino ...
    • Memória e Arquivo no Projetar em Arquitetura 

      Duarte, Cristiane Rose; Uglione, Paula (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      A memória é um elemento fundamental no projeto arquitetônico. A partir dos movimentos pós-modernos, como se sabe, a memória insere-se como tema central nas reflexões da arquitetura, especialmente naquelas voltadas às ...
    • Mobilidade e Requalificação Urbana: O Caso do “MIinhocão” 

      Alvim, Angélica; Mattos, Luciana; Biderman, Ciro (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Mobilidade e acessibilidade urbanas exigem um sistema de transporte público eficiente articulado a uma cidade densa com multiplicidade de usos e rede de espaços públicos. Projetos que apostam neste tema evocam um conjunto ...
    • Museu Oscar Niemeyer: a forma gera o programa? 

      Neiva, Simone; Perrone, Rafael (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este artigo analisa o processo de definição da forma e as relativas alterações de programa que estiveram envolvidas na criação da arquitetura do Museu Oscar Niemeyer. Para tanto, foram investigados: uma série de textos ...
    • Normativas Urbanísticas: Uma investigação para o ensino de Projeto 

      Câmara, Andréa; Trindade, Isabella (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O presente trabalho é resultado de uma investigação que, entre outros objetivos específicos, analisa o Projeto de Arquitetura a partir do pressuposto de que as normativas urbanísticas podem definir a tipologia de edifícios ...
    • A Ocupação Artística do grupo XIX de Teatro na Vila Maria Zélia: Possibilidades do Habitar 

      Rebouças, Renato (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O presente resumo apresenta o processo de intervenção na Vila Operária Maria Zélia realizado desde 2004 pelo Grupo XIX de Teatro, companhia paulistana que pesquisa as relações entre teatro, espaço e memória. A vila, situada ...
    • Plano Diretor do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (PD-ISERJ): Algumas Questões 

      Name, Leo; Freiria, Priscylla (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este artigo tem por objetivo apresentar as pr incipais questões relacionadas à recente elaboração do Plano Diretor do Instituto Super ior de Educação do Rio de Janeiro (PD-ISERJ). A par tir da iniciativa de ordenamento ...
    • O Preceito Coincidente entre Cidade e Arquitetura 

      Villac, Maria Isabel (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      A cidade é o horizonte do projeto e se realiza através de um procedimento que estabelece, entre edifício e organismo urbano, uma relação de interdependência, receptividade necessária e transitiva; uma rede na qual, por um ...
    • Preservação do Patrimônio Histórico: O passado como projeto 

      Paoli, Paula (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Na chamada de trabalhos para o Projetar 2009, o segundo eixo temático, denominado Intervenção evoca questões relacionadas ao chamado patrimônio histórico, ao passado e suas possibilidades de inserção na cidade contemporânea, ...
    • Preservar e intervir em Brasília. O caso das antigas fazendas do Distrito Federal 

      Schlee, Andrey; Ferreira, Oscar; Vieira Junior, Wilson; Barbo, Lenora (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Em 2002 foi criada e ofertada pela primeira vez no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília a disciplina Projeto de Arquitetura e Urbanismo VIII. Desde então, o conteúdo trabalhado no ateliê integra as ...
    • Projeto como investigação: A construção de lugares com significado na cidade através de dois projetos recentes. 

      Aly, José Augusto (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este artigo tem como principal objetivo apresentar dois projetos recentes por nós realizados, que a nosso ver contribuem positivamente para o desenvolvimento das relações entre arquitetura e cidade, através dos significados ...
    • Projeto e Ensino 

      Machado, Andrea (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este artigo pretende discutir os fundamentos do ensino de projeto de graduação através de algumas figuras produzidas no atelier, sobretudo na etapa do processo convencionalmente denominada estudo preliminar, na qual se ...
    • Promoção Imobiliária e Ambiente Construído 

      Fonseca, Antonio (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este trabalho analisa a produção da promoção imobiliária na cidade de São Paulo no período que precede o funcionamento do Banco Nacional da habitação, no final da década de 1960, até o inicio do Sistema de financiamento ...
    • São Paulo Megacidade: Uma Reinvenção Oportuna 

      Leite, Carlos (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O trabalho faz uma reflexão critica acerca da emergência das megacidades no século 21 para, em segunda, focar a megacidade brasileira, São Paulo, seus desafios e oportunidades em busca de uma reinvenção necessária que traga ...
    • Soluções para a Acessibilidade em Edificações Históricas Protegidas por Órgãos de Preservação 

      Andrade, Isabela; Ely, Vera Helena (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      As cidades brasileiras surgiram em uma época em que não havia a preocupação em incluir as pessoas com deficiências na sociedade. O desenho urbano contemplava ruas estreitas e aclives. As edificações, inseridas nesse contexto ...
    • A Tipologia como Processo de Investigação e a Metáfora na Arquitetura 

      Martins, Maria Clara (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      A simbiose entre ensino, pesquisa e prática sempre esteve presente no processo da educação. Valorizar este trinômio fortalece o seu vínculo no processo investigatório do projeto para que não se perca o equilíbrio entre as ...
    • Una Oportunidad para la Ciudad de Ibiza: La Reforma de su Carretera de Circunvalación (ESPAÑA) 

      Andreatta, Verena; Hernandez, Mireia; Chogo, José Luis (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Diferentemente da maioria das cidades espanholas, em Ibiza o transito de pedestres não tem a necessária continuidade e conectividade, nem o desenho e escala necessários para sua autonomia, sendo apenas resultado secundário ...
    • A Visão Apurada: Inquérito sobre a Visão na Formação da Paisagem Litorânea Urbana 

      Paz, Daniel (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O artigo discute a importância dada à relação visual da cidade com o mar nas intervenções realizadas na sua orla. Acreditamos que os debates traem uma simplificação do sentido da visão do litoral, levando a uma redução do ...