Browsing Eixo: Intervenção by Title
Now showing items 15-34 of 36
-
Igarapé Das Mulheres: Negociando Fronteiras
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Durante o 1º Semestre letivo de 2009, foi ofertada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá a disciplina de Urbanismo II, com a seguinte ementa: fundamentação para a compreensão do espaço urbano ... -
Intervenção Urbana Santa Cecília: Proposta de Articulação entre Espaço Público e Arquitetura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Cidade contemporânea, lugar das diferenças, onde ocorrem sucessivos processos de inclusãoexclusão. Cidade onde lugares trocam de função rapidamente, ao mesmo tempo em que sofrem processos de degradação e reutilização, ... -
Intervenções em Pré-existências: Experiências em Escala Arquitetônica, Urbanística e Paisagística
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo tem como principal objetivo interpretar as experiências didáticas vivenciadas na disciplina de Ateliê de Projetos Integrados III – Intervenções em Pré-existências, do curso de arquitetura e urbanismo do Centro ... -
Intervenções no Patrimônio Edificado: Reflexões sobre a experiência de ensino do CAU/UFRN
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O trabalho aqui apresentado aborda a questão do ensino do projeto urbano em ambientes históricos no Brasil, a partir da realidade do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CAU-UFRN). ... -
Os Limites da Intervenção Arquitetural no Patrimônio: Menos Amarras e mais Liberdade no Ensino
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A partir de considerações sobre a problemática da inadequação de teorias vigentes sobre o problema do restauro à especificidade arquitetural, o artigo propõe uma discussão sobre os reflexos dessa inadequação sobre o ensino ... -
Memória e Arquivo no Projetar em Arquitetura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A memória é um elemento fundamental no projeto arquitetônico. A partir dos movimentos pós-modernos, como se sabe, a memória insere-se como tema central nas reflexões da arquitetura, especialmente naquelas voltadas às ... -
Mobilidade e Requalificação Urbana: O Caso do “MIinhocão”
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Mobilidade e acessibilidade urbanas exigem um sistema de transporte público eficiente articulado a uma cidade densa com multiplicidade de usos e rede de espaços públicos. Projetos que apostam neste tema evocam um conjunto ... -
Museu Oscar Niemeyer: a forma gera o programa?
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo analisa o processo de definição da forma e as relativas alterações de programa que estiveram envolvidas na criação da arquitetura do Museu Oscar Niemeyer. Para tanto, foram investigados: uma série de textos ... -
Normativas Urbanísticas: Uma investigação para o ensino de Projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente trabalho é resultado de uma investigação que, entre outros objetivos específicos, analisa o Projeto de Arquitetura a partir do pressuposto de que as normativas urbanísticas podem definir a tipologia de edifícios ... -
A Ocupação Artística do grupo XIX de Teatro na Vila Maria Zélia: Possibilidades do Habitar
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente resumo apresenta o processo de intervenção na Vila Operária Maria Zélia realizado desde 2004 pelo Grupo XIX de Teatro, companhia paulistana que pesquisa as relações entre teatro, espaço e memória. A vila, situada ... -
Plano Diretor do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (PD-ISERJ): Algumas Questões
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo tem por objetivo apresentar as pr incipais questões relacionadas à recente elaboração do Plano Diretor do Instituto Super ior de Educação do Rio de Janeiro (PD-ISERJ). A par tir da iniciativa de ordenamento ... -
O Preceito Coincidente entre Cidade e Arquitetura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A cidade é o horizonte do projeto e se realiza através de um procedimento que estabelece, entre edifício e organismo urbano, uma relação de interdependência, receptividade necessária e transitiva; uma rede na qual, por um ... -
Preservação do Patrimônio Histórico: O passado como projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Na chamada de trabalhos para o Projetar 2009, o segundo eixo temático, denominado Intervenção evoca questões relacionadas ao chamado patrimônio histórico, ao passado e suas possibilidades de inserção na cidade contemporânea, ... -
Preservar e intervir em Brasília. O caso das antigas fazendas do Distrito Federal
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Em 2002 foi criada e ofertada pela primeira vez no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília a disciplina Projeto de Arquitetura e Urbanismo VIII. Desde então, o conteúdo trabalhado no ateliê integra as ... -
Projeto como investigação: A construção de lugares com significado na cidade através de dois projetos recentes.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo tem como principal objetivo apresentar dois projetos recentes por nós realizados, que a nosso ver contribuem positivamente para o desenvolvimento das relações entre arquitetura e cidade, através dos significados ... -
Projeto e Ensino
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo pretende discutir os fundamentos do ensino de projeto de graduação através de algumas figuras produzidas no atelier, sobretudo na etapa do processo convencionalmente denominada estudo preliminar, na qual se ... -
Promoção Imobiliária e Ambiente Construído
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este trabalho analisa a produção da promoção imobiliária na cidade de São Paulo no período que precede o funcionamento do Banco Nacional da habitação, no final da década de 1960, até o inicio do Sistema de financiamento ... -
São Paulo Megacidade: Uma Reinvenção Oportuna
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O trabalho faz uma reflexão critica acerca da emergência das megacidades no século 21 para, em segunda, focar a megacidade brasileira, São Paulo, seus desafios e oportunidades em busca de uma reinvenção necessária que traga ... -
Soluções para a Acessibilidade em Edificações Históricas Protegidas por Órgãos de Preservação
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)As cidades brasileiras surgiram em uma época em que não havia a preocupação em incluir as pessoas com deficiências na sociedade. O desenho urbano contemplava ruas estreitas e aclives. As edificações, inseridas nesse contexto ... -
A Tipologia como Processo de Investigação e a Metáfora na Arquitetura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A simbiose entre ensino, pesquisa e prática sempre esteve presente no processo da educação. Valorizar este trinômio fortalece o seu vínculo no processo investigatório do projeto para que não se perca o equilíbrio entre as ...