Browsing Eixo: Intervenção by Title
Now showing items 8-27 of 36
-
Descaracterização do Conjunto do Instituto de Educação de Pernambuco
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este trabalho pretende resgatar o conjunto do Instituto de Educação de Pernambuco, 1º lugar em concurso público organizado pelo IAB/PE, projetado em 1956, para a cidade do Recife, pelos arquitetos Marcos Domingues e Carlos ... -
Eixo: Intervenção Curva de Ascendência: Residência Edmundo Cavanelas do Arquiteto Oscar Niemeyer, 1954, Pedro do Rio, (Petrópolis), RJ, BRASIL
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O trabalho a ser apresentado configura um relato sobre a disciplina de Projeto Paisagístico I, da FAU/UFRJ, que sublinha os principais aspectos didáticos dessa atividade docente, inserida no escopo dos procedimentos ... -
O Ensino do Projeto Urbano: Aplicação de Métodos da Psicologia Ambiental e da Morfologia Urbana na Leitura e Análise do Espaço
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Neste artigo propõe-se a reflexão sobre uma experiência de ensino de projeto urbano desenvolvida na disciplina ARQ 346 – Projeto VI, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFV, cujo tema central é o projeto de requalificação ... -
Ensino, Pesquisa e Prática: O Caso do Projeto Paisagístico da Avenida Afonso Pena
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Considera-se a universidade comunitária como um centro de formação, fomento e divulgação do saber, em que a missão e finalidade de atuação se traduzem em ações voltadas para os interesses e necessidades da comunidade na ... -
A Estrutura Formal como Espinha Dorsal Gerativa: A Ampliação da Universidade Livre de Berlim de Candilis, Josic e Woods e a Intervenção de Norman Foster
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Georges Candilis, Alexis Josic, Shadrach Woods e Manfred Schiedhelm, coolaborador alemão, venceram, em 1963, o concurso para ampliação da Universidade Livre de Berlim, e a projetaram a partir de uma estrutura contínua que ... -
Exploração Proyectual em Vazios Urbanos que Impulsionam a Renovação da Cidade: Pautas de desenho emergentes do caso La Plata
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente trabalho constitui um conjunto de resultados de investigações proyectuales, realizadas e em desenvolvimento. Propostas que se baseiam na importância da “intervenção por partes” como estratégia para impulsionar ... -
Ética e cidade: Valores simbólicos e espaciais na formação e atuação arquitetônica
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Numa condição contemporânea em que aparentemente todos os valores que são sólidos se desmancham no ar, como falar de ética em um curso de arquitetura e urbanismo, em se tratando não apenas de ética profissional, mas daquela ... -
Igarapé Das Mulheres: Negociando Fronteiras
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Durante o 1º Semestre letivo de 2009, foi ofertada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá a disciplina de Urbanismo II, com a seguinte ementa: fundamentação para a compreensão do espaço urbano ... -
Intervenção Urbana Santa Cecília: Proposta de Articulação entre Espaço Público e Arquitetura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Cidade contemporânea, lugar das diferenças, onde ocorrem sucessivos processos de inclusãoexclusão. Cidade onde lugares trocam de função rapidamente, ao mesmo tempo em que sofrem processos de degradação e reutilização, ... -
Intervenções em Pré-existências: Experiências em Escala Arquitetônica, Urbanística e Paisagística
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo tem como principal objetivo interpretar as experiências didáticas vivenciadas na disciplina de Ateliê de Projetos Integrados III – Intervenções em Pré-existências, do curso de arquitetura e urbanismo do Centro ... -
Intervenções no Patrimônio Edificado: Reflexões sobre a experiência de ensino do CAU/UFRN
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O trabalho aqui apresentado aborda a questão do ensino do projeto urbano em ambientes históricos no Brasil, a partir da realidade do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CAU-UFRN). ... -
Os Limites da Intervenção Arquitetural no Patrimônio: Menos Amarras e mais Liberdade no Ensino
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A partir de considerações sobre a problemática da inadequação de teorias vigentes sobre o problema do restauro à especificidade arquitetural, o artigo propõe uma discussão sobre os reflexos dessa inadequação sobre o ensino ... -
Memória e Arquivo no Projetar em Arquitetura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A memória é um elemento fundamental no projeto arquitetônico. A partir dos movimentos pós-modernos, como se sabe, a memória insere-se como tema central nas reflexões da arquitetura, especialmente naquelas voltadas às ... -
Mobilidade e Requalificação Urbana: O Caso do “MIinhocão”
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Mobilidade e acessibilidade urbanas exigem um sistema de transporte público eficiente articulado a uma cidade densa com multiplicidade de usos e rede de espaços públicos. Projetos que apostam neste tema evocam um conjunto ... -
Museu Oscar Niemeyer: a forma gera o programa?
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo analisa o processo de definição da forma e as relativas alterações de programa que estiveram envolvidas na criação da arquitetura do Museu Oscar Niemeyer. Para tanto, foram investigados: uma série de textos ... -
Normativas Urbanísticas: Uma investigação para o ensino de Projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente trabalho é resultado de uma investigação que, entre outros objetivos específicos, analisa o Projeto de Arquitetura a partir do pressuposto de que as normativas urbanísticas podem definir a tipologia de edifícios ... -
A Ocupação Artística do grupo XIX de Teatro na Vila Maria Zélia: Possibilidades do Habitar
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente resumo apresenta o processo de intervenção na Vila Operária Maria Zélia realizado desde 2004 pelo Grupo XIX de Teatro, companhia paulistana que pesquisa as relações entre teatro, espaço e memória. A vila, situada ... -
Plano Diretor do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (PD-ISERJ): Algumas Questões
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo tem por objetivo apresentar as pr incipais questões relacionadas à recente elaboração do Plano Diretor do Instituto Super ior de Educação do Rio de Janeiro (PD-ISERJ). A par tir da iniciativa de ordenamento ... -
O Preceito Coincidente entre Cidade e Arquitetura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A cidade é o horizonte do projeto e se realiza através de um procedimento que estabelece, entre edifício e organismo urbano, uma relação de interdependência, receptividade necessária e transitiva; uma rede na qual, por um ... -
Preservação do Patrimônio Histórico: O passado como projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Na chamada de trabalhos para o Projetar 2009, o segundo eixo temático, denominado Intervenção evoca questões relacionadas ao chamado patrimônio histórico, ao passado e suas possibilidades de inserção na cidade contemporânea, ...