Browsing Eixo: Hibridação by Title
Now showing items 11-30 of 35
-
El Hombre Del Renacimiento En La Era de Lo Específico
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Reflexión sobre el papel del arquitecto en la sociedad actual y su adaptación a los cambios constantes de pensamiento que se producen en la Era de lo Específico. Desde la percepción del Arquitecto como el último gran ... -
Ensino e Aprendizagem de Projeto: Primeiras Incursões
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este trabalho relata a experiência de uma disciplina inicial de projeto, realizada desde 1998, na FAUUSP Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. A proposta da disciplina foi a de reunir, num só ... -
O Espaço do Projetar e o Desenho de Cara a Um Ensino da Arquitetura em Renovação
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Por espaço de projetar arquitetura entendemos (com Boudon e Blanchot) o âmbito do arquiteto (e o estudante) projetando. A situação em que o que projeta se instala para configurar conjeturas. Esta parte enquadradora se ... -
Espaço, Corpo e Movimento Notas Sobre a Pesquisa da Espacialidade na Arquitetura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O propósito deste texto é recuperar o tema da condição espacial, e suas implicações na vida humana, para o campo da teoria da arquitetura e do urbano. A condição espacial tem sido em geral figurante secundário na teoria ... -
Espaços Públicos como Híbridos: Qual Situação, Qual Posição?
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Estabelecendo distinções e conexões entre a investigação de caráter cientista e aquela de natureza projetual, o artigo desenvolve questões relativas a abordagens contemporâneas dos espaços públicos no campo da arquitetura ... -
A Humanização Gráfica de Projetos de Arquitetura: Uma Análise de Trabalhos Finais de Graduação
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Como objeto de investigação, o projeto de arquitetura é um documento cujas informações podem ser analisadas sob múltiplas perspectivas. Nesse paper a tônica recai sobre a humanização da proposta, discutida com base em sua ... -
Imagens Poéticas do Corpo Contemporâneo: Uma Potencialidade Projetual Latente.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Eupalinos dizia a Fedro ‘...ao compor a morada, ao buscar sua forma com amor, aplicando‐me em criar um objeto que delicie os olhos (...) o corpo é um instrumento admirável’1. O aprendizado arquitetônico mais básico, ... -
Le Corbusier, Lado B
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A Arquitetura Moderna entende que o espaço deve ser um contínuo unitário, sem a separação entre exterior e interior, que os edifícios devem tornar-se transparentes, o máximo possível, e as paredes, desaparecer, junto com ... -
Um Novo-olhar Sobre a Arquitectura Destinos para o Ensino do Projecto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O projecto é a primeira notícia da visibilidade do objecto arquitectónico. O grande problema que se coloca, quando falamos de projectar em Arquitectura, é que nós – os seres humanos – não habitamos somente com os olhos ... -
Pensar Sobre Rastros
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este texto aborda as possibilidades de des-limitação da Arquitetura e os possíveis processos de mediação e amálgama com a Cidade. Parte da premissa da importância de micro-políticas urbanas que se formam e se desfazem a ... -
Uma Perspectiva Contemporânea Sobre Reconversão Industrial
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A cidade de São Paulo, identificada até a década de 70 por sua vocação fabril, vem diminuindo gradativamente sua participação na produção industrial do país desde os anos 1980. Neste processo tem-se verificado o fechamento ... -
Programa & Evento ou o Evento do Programa, Uma Questão de Conceituação
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A interpretação do programa, como ponto de partida da ação projetual, pode ser uma das chaves para entender a produção e a argumentação teórica da arquitetura contemporânea. Desta forma buscamos entender, a partir do ... -
Projetando o ‘entre’: Memória, Corpo, Cidade
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Pensar o espaço, em seu conceito lato, é tarefa sobre a qual se debruçam diversas ciências. A arquitetura, interpolando teoria e prática, assume variadas posturas que vêm desbravando soluções no ato de projetar este espaço ... -
Projeto como Investigação: Ensino, Pesquisa e Prática
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O projeto como concepção do espaço arquitetônico admite especificidade, como organização espacial articuladora de intenções, significados, percepções e usos. Pode ser compreendido como ato de organização de um complexo ... -
O Projeto de Paisagismo como Instrumento Metodológico para o Aprendizado do Projeto do Espaço Arquitetônico: Uma Abordagem Integral do Estudo Sobre Construções e Espaços Livres
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O trabalho a ser apresentado configura um relato sobre a disciplina de Projeto Paisagístico I, da FAU/UFRJ, que sublinha os principais aspectos didáticos dessa atividade docente, inserida no escopo dos procedimentos ... -
Projeto e Método
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo problematiza a utilização de métodos como guias suficientes para a obtenção da forma arquitetônica. Entre Durand e Alexander floresceu a pesquisa pelo método de projeto arquitetônico. Essa herança nos faz pensar ... -
Projeto e Tecnologia – o Desenvolvimento em Processos
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Desde a concepção inicial do projeto arquitetônico, da gênese da idéia, até a real execução do edifício, há um intenso processo de desenvolvimento e aprimoramento das soluções projetuais. Por abordarmos o projeto e seus ... -
Projeto Final. Síndrome Das Cavernas: Muito Blá Blá Blá, Alguma História e Nenhuma Teoria
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Houve um tempo em que se dizia: linguagem de arquiteto é desenho (Marques, 2005). Palavras, raras no discurso profissional, na maior parte das vezes, eram enfeite. Enfeite que, se não era crime – como pensava Loos o ser ... -
Projetos de Residências e Escolas como Intervenções no Campo da Saúde Infantil: Um Estudo a Partir de Manuais de Puericultura e Higiene Escolar.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este texto analisa as recomendações dos médicos higienistas para a construção de escolas e residências no período compreendido entre 1917 e 1968. Recorrendo-se ao exame de sete manuais de puericultura e cinco manuais de ... -
Realidades Outras & Outras Realidades o Ensino do Projeto Urbano como Paisagem Estratégica da Cidade Contemporânea
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O ensino do Projeto Urbano na atualidade pressupõe uma prática criativa que permita uma postura aberta, desterritorializada e flexível na agenda programática da cidade contemporânea. A Disciplina de Urbanismo III do Curso ...