Now showing items 18-35 of 35

    • Le Corbusier, Lado B 

      Peixoto, Marta (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      A Arquitetura Moderna entende que o espaço deve ser um contínuo unitário, sem a separação entre exterior e interior, que os edifícios devem tornar-se transparentes, o máximo possível, e as paredes, desaparecer, junto com ...
    • Um Novo-olhar Sobre a Arquitectura Destinos para o Ensino do Projecto 

      Jeneiro, Pedro; Trigueiros, Conceição (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O projecto é a primeira notícia da visibilidade do objecto arquitectónico. O grande problema que se coloca, quando falamos de projectar em Arquitectura, é que nós – os seres humanos – não habitamos somente com os olhos ...
    • Pensar Sobre Rastros 

      Guatelli, Igor (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este texto aborda as possibilidades de des-limitação da Arquitetura e os possíveis processos de mediação e amálgama com a Cidade. Parte da premissa da importância de micro-políticas urbanas que se formam e se desfazem a ...
    • Uma Perspectiva Contemporânea Sobre Reconversão Industrial 

      Stuermer, Cristine; Lima, Ana Gabriela (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      A cidade de São Paulo, identificada até a década de 70 por sua vocação fabril, vem diminuindo gradativamente sua participação na produção industrial do país desde os anos 1980. Neste processo tem-se verificado o fechamento ...
    • Programa & Evento ou o Evento do Programa, Uma Questão de Conceituação 

      Farina, Miguel; Barbosa, Rinaldo (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      A interpretação do programa, como ponto de partida da ação projetual, pode ser uma das chaves para entender a produção e a argumentação teórica da arquitetura contemporânea. Desta forma buscamos entender, a partir do ...
    • Projetando o ‘entre’: Memória, Corpo, Cidade 

      Pinheiro, Ethel; Duarte, Cristiane Rose (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Pensar o espaço, em seu conceito lato, é tarefa sobre a qual se debruçam diversas ciências. A arquitetura, interpolando teoria e prática, assume variadas posturas que vêm desbravando soluções no ato de projetar este espaço ...
    • Projeto como Investigação: Ensino, Pesquisa e Prática 

      Abascal, Eunice Helena; Bilbao, Carlos (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O projeto como concepção do espaço arquitetônico admite especificidade, como organização espacial articuladora de intenções, significados, percepções e usos. Pode ser compreendido como ato de organização de um complexo ...
    • O Projeto de Paisagismo como Instrumento Metodológico para o Aprendizado do Projeto do Espaço Arquitetônico: Uma Abordagem Integral do Estudo Sobre Construções e Espaços Livres 

      Ceniquel, Mario; Figueiredo, Guilherme (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O trabalho a ser apresentado configura um relato sobre a disciplina de Projeto Paisagístico I, da FAU/UFRJ, que sublinha os principais aspectos didáticos dessa atividade docente, inserida no escopo dos procedimentos ...
    • Projeto e Método 

      Brandão, Otavio (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este artigo problematiza a utilização de métodos como guias suficientes para a obtenção da forma arquitetônica. Entre Durand e Alexander floresceu a pesquisa pelo método de projeto arquitetônico. Essa herança nos faz pensar ...
    • Projeto e Tecnologia – o Desenvolvimento em Processos 

      Paixão, Victor; Castro, Bruno (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Desde a concepção inicial do projeto arquitetônico, da gênese da idéia, até a real execução do edifício, há um intenso processo de desenvolvimento e aprimoramento das soluções projetuais. Por abordarmos o projeto e seus ...
    • Projeto Final. Síndrome Das Cavernas: Muito Blá Blá Blá, Alguma História e Nenhuma Teoria 

      Marques, Sonia; Loureiro, Claudia (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Houve um tempo em que se dizia: linguagem de arquiteto é desenho (Marques, 2005). Palavras, raras no discurso profissional, na maior parte das vezes, eram enfeite. Enfeite que, se não era crime – como pensava Loos o ser ...
    • Projetos de Residências e Escolas como Intervenções no Campo da Saúde Infantil: Um Estudo a Partir de Manuais de Puericultura e Higiene Escolar. 

      Lima, Ana Laura (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este texto analisa as recomendações dos médicos higienistas para a construção de escolas e residências no período compreendido entre 1917 e 1968. Recorrendo-se ao exame de sete manuais de puericultura e cinco manuais de ...
    • Realidades Outras & Outras Realidades o Ensino do Projeto Urbano como Paisagem Estratégica da Cidade Contemporânea 

      Milanez, Maria; Hortencio, Leonardo; Silva, Tiago (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O ensino do Projeto Urbano na atualidade pressupõe uma prática criativa que permita uma postura aberta, desterritorializada e flexível na agenda programática da cidade contemporânea. A Disciplina de Urbanismo III do Curso ...
    • Representações de Arquitetura em Concursos 

      Sousa, Pablo; Macedo, Daniel (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Nos concursos de arquitetura à representação do projeto cabe defender à proposta de uma equipe, devendo ser inteligível tanto para um júri especializado, suscetível a uma linguagem mais abstrata, quanto para um público ...
    • Sustentabilidade e Ensino de Projeto: Desafios e Oportunidades 

      Lara, Fernando (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Um rápido olhar sobre as transformações na prática da arquitetura nas últimas três décadas nos revela transformações intensas como a introdução do computador no final dos anos 80 que no meu modo de ver guarda muitas ...
    • Temas de Projeto de Arquitetura: Uma Sugestão de Classificação para a Academia 

      Dias, Maria Angela; Araújo, Ana Paula; Lyrio, Amanda (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O projeto de pesquisa, que desenvolvemos, intitulado Academia – Memória do Ensino de Arquitetura e Urbanismo na FAU/UFRJ tem como um de seus objetivos específicos acompanhar e registrar o desenvolvimento do currículo de ...
    • Teoria e Prática do Projeto na Pós-graduação 

      Pisani, Maria; Bruna, Gilda (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Quando a pesquisa pode ser aplicada em um exercício projetual? Buscando respondê-la apresenta-se o que vem sendo desenvolvido na disciplina eletiva Ambiente e Sustentabilidade no Projeto de Arquitetura e Urbanismo, rebatendo ...
    • Três Vinholas no Brasil do Século 19 

      Ficher, Sylvia; Macedo, Danilo (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Publicado pela primeira vez em 1562, o Regola delli cinque ordini d’architettura – um tratado quase que exclusivamente gráfico – de Iacomo Barrozzi da Vignola se tornaria o best-seller arquitetônico de todos os tempos, seu ...