Browsing Eixo: Hibridação by Title
Now showing items 18-35 of 35
-
Le Corbusier, Lado B
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A Arquitetura Moderna entende que o espaço deve ser um contínuo unitário, sem a separação entre exterior e interior, que os edifícios devem tornar-se transparentes, o máximo possível, e as paredes, desaparecer, junto com ... -
Um Novo-olhar Sobre a Arquitectura Destinos para o Ensino do Projecto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O projecto é a primeira notícia da visibilidade do objecto arquitectónico. O grande problema que se coloca, quando falamos de projectar em Arquitectura, é que nós – os seres humanos – não habitamos somente com os olhos ... -
Pensar Sobre Rastros
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este texto aborda as possibilidades de des-limitação da Arquitetura e os possíveis processos de mediação e amálgama com a Cidade. Parte da premissa da importância de micro-políticas urbanas que se formam e se desfazem a ... -
Uma Perspectiva Contemporânea Sobre Reconversão Industrial
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A cidade de São Paulo, identificada até a década de 70 por sua vocação fabril, vem diminuindo gradativamente sua participação na produção industrial do país desde os anos 1980. Neste processo tem-se verificado o fechamento ... -
Programa & Evento ou o Evento do Programa, Uma Questão de Conceituação
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A interpretação do programa, como ponto de partida da ação projetual, pode ser uma das chaves para entender a produção e a argumentação teórica da arquitetura contemporânea. Desta forma buscamos entender, a partir do ... -
Projetando o ‘entre’: Memória, Corpo, Cidade
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Pensar o espaço, em seu conceito lato, é tarefa sobre a qual se debruçam diversas ciências. A arquitetura, interpolando teoria e prática, assume variadas posturas que vêm desbravando soluções no ato de projetar este espaço ... -
Projeto como Investigação: Ensino, Pesquisa e Prática
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O projeto como concepção do espaço arquitetônico admite especificidade, como organização espacial articuladora de intenções, significados, percepções e usos. Pode ser compreendido como ato de organização de um complexo ... -
O Projeto de Paisagismo como Instrumento Metodológico para o Aprendizado do Projeto do Espaço Arquitetônico: Uma Abordagem Integral do Estudo Sobre Construções e Espaços Livres
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O trabalho a ser apresentado configura um relato sobre a disciplina de Projeto Paisagístico I, da FAU/UFRJ, que sublinha os principais aspectos didáticos dessa atividade docente, inserida no escopo dos procedimentos ... -
Projeto e Método
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo problematiza a utilização de métodos como guias suficientes para a obtenção da forma arquitetônica. Entre Durand e Alexander floresceu a pesquisa pelo método de projeto arquitetônico. Essa herança nos faz pensar ... -
Projeto e Tecnologia – o Desenvolvimento em Processos
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Desde a concepção inicial do projeto arquitetônico, da gênese da idéia, até a real execução do edifício, há um intenso processo de desenvolvimento e aprimoramento das soluções projetuais. Por abordarmos o projeto e seus ... -
Projeto Final. Síndrome Das Cavernas: Muito Blá Blá Blá, Alguma História e Nenhuma Teoria
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Houve um tempo em que se dizia: linguagem de arquiteto é desenho (Marques, 2005). Palavras, raras no discurso profissional, na maior parte das vezes, eram enfeite. Enfeite que, se não era crime – como pensava Loos o ser ... -
Projetos de Residências e Escolas como Intervenções no Campo da Saúde Infantil: Um Estudo a Partir de Manuais de Puericultura e Higiene Escolar.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este texto analisa as recomendações dos médicos higienistas para a construção de escolas e residências no período compreendido entre 1917 e 1968. Recorrendo-se ao exame de sete manuais de puericultura e cinco manuais de ... -
Realidades Outras & Outras Realidades o Ensino do Projeto Urbano como Paisagem Estratégica da Cidade Contemporânea
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O ensino do Projeto Urbano na atualidade pressupõe uma prática criativa que permita uma postura aberta, desterritorializada e flexível na agenda programática da cidade contemporânea. A Disciplina de Urbanismo III do Curso ... -
Representações de Arquitetura em Concursos
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Nos concursos de arquitetura à representação do projeto cabe defender à proposta de uma equipe, devendo ser inteligível tanto para um júri especializado, suscetível a uma linguagem mais abstrata, quanto para um público ... -
Sustentabilidade e Ensino de Projeto: Desafios e Oportunidades
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Um rápido olhar sobre as transformações na prática da arquitetura nas últimas três décadas nos revela transformações intensas como a introdução do computador no final dos anos 80 que no meu modo de ver guarda muitas ... -
Temas de Projeto de Arquitetura: Uma Sugestão de Classificação para a Academia
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O projeto de pesquisa, que desenvolvemos, intitulado Academia – Memória do Ensino de Arquitetura e Urbanismo na FAU/UFRJ tem como um de seus objetivos específicos acompanhar e registrar o desenvolvimento do currículo de ... -
Teoria e Prática do Projeto na Pós-graduação
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Quando a pesquisa pode ser aplicada em um exercício projetual? Buscando respondê-la apresenta-se o que vem sendo desenvolvido na disciplina eletiva Ambiente e Sustentabilidade no Projeto de Arquitetura e Urbanismo, rebatendo ... -
Três Vinholas no Brasil do Século 19
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Publicado pela primeira vez em 1562, o Regola delli cinque ordini d’architettura – um tratado quase que exclusivamente gráfico – de Iacomo Barrozzi da Vignola se tornaria o best-seller arquitetônico de todos os tempos, seu ...