dc.description.abstract | O trabalho relata o conjunto de experiências docentes e seus resultados no processo de aprendizagem discente das três últimas décadas, desenvolvidas na disciplina de Introdução Ao Projeto Arquitetônico I, da Faculdade De Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, e como estas experiências auxiliaram na calibração metodológica e didática aplicada atualmente. O grande desafio que envolve a construção metodológica e didática desta disciplina que objetiva o desenvolvimento da noção de projeto e de sua representação, está na transposição das limitações teórico, técnico e prático dos alunos recém ingressos no curso, agravados , atualmente, pela falta de uma prova especifica em conhecimentos básicos de desenho. O conjunto de experiências didáticas e a integração com projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo grupo de professores envolvidos ajudaram a superar estas limitações e formataram ao longo do tempo a disciplina hoje ministrada. A atual metodologia didática se estrutura em 3 grandes etapas: percepção, abstração e representação, visando introduzir o aluno na complexa tarefa de projetar de maneira menos traumática e mais proveitosa. As três etapas desenvolvem-se de maneira dinâmica através do monitoramento constante da aprendizagem, e são impulsionadas por novas experiências realizadas em projetos de extensão e de pesquisa. | pt_BR |