Search
Now showing items 1-10 of 118
A Praga do Infinito e a Ressurreição do Lugar
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Na academia e na prática profissional há hoje ausência de consenso ante as questões de desenho da cida-de, em contraste com a clara hegemonia do Movimento Moderno algumas décadas atrás. Controvérsias sobre modelos de ensino ...
Ambientes Totais para Ensino de Projeto Arquitetônico: Novos Paradigmas de Utilização da Informática
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este artigo é resultante de uma pesquisa sobre o ensino do projeto de Arquitetura sob o viés da Informática, do presencial ao não presencial, desenvolvida a partir da compreensão teórica sobre o processo projetual, análise ...
A Avaliação como Instrumento da Didática do Projeto de Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho trata de um elemento importante do processo didático: a avaliação, que pode assumir três diferentes modalidades e transformar-se numa grande ajuda na promoção de um ensino inclusivo e criativo do Planejamento ...
A Imaginação Criadora e o Processo Projetual Em Sala de Aula
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este artigo é uma reflexão sobre a abordagem didático pedagógica do professor de projeto em sala de aula. A sua fundamentação teórica baseia-se na ação-reflexão do aluno e do professor visto em Schön e no interacionismo ...
A Avaliação no Ensino do Projeto de Arquitetura e Urbanismo: Problemas e Dificuldades
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho discute algumas questões afetas à avaliação aplicada ao ensino de projeto de arquitetura e urbanismo. Primeiramente caracteriza, em suas linhas gerais, o ensino de projeto, considerando-o como um processo de ...
A Cor no Ensino do Projeto Arquitetônico no Brasil
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este texto é o resultado da experiência como docente em disciplinas de projeto no curso de graduação em arquitetura e de anos de pesquisa e consultoria na área do uso da cor na arquitetura. Tem como objetivo reforçar a ...
A Abordagem Morfológica da Arquitetura Aplicada Ao Desenho Urbano
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Esse trabalho discute a metodologia adotada para o ensino de projeto de urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia. A metodologia de análise inclui, além de aspectos de evolução ...
A Conceitução da Estrutura Em Projetos de Arquitetura Através de Modelos
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho relata algumas das experiências, no uso de modelos físicos, realizadas junto aos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade São Marcos, nas disciplinas de ...
A Relação Entre Teoria e Prática na Arquitetura e Seu Ensino: Teoria Reflexiva e Projeto Experimental
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
A questão do ensino de projeto é investigada a partir da problematização da relação entre os âmbitos teóricos e práticos da arquitetura. Constatando-se uma atual impossibilidade de teorias normativas e metodológicas que ...
A Cidade como Pretexto: Uma Experiência de Ensino de Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
Este trabalho pretende analisar as diversas abordagens e metodologias projetuais utilizados na apropriação do patrimônio arquitetônico, frente a novas necessidades programáticas e no âmbito de um exercício acadêmico. Para ...