dc.description.abstract | O presente relatório apresenta os principais resultados da pesquisa desenvolvida entre outubro de 2006 e setembro de 2008, que teve como objeto de análise a produção acadêmica recente (Trabalhos Finais de Graduação, Teses e Dissertações) na área de projeto de arquitetura no Brasil, em centros considerados referências nacionais neste campo, tanto em nível de graduação como de pós-graduação. Para tanto, foi implantado/modernizado o PROJEDATA, banco de informações, imagens e produções textuais relativos a projetos de arquitetura, que tem alimentação contínua, e procura embasar não só esta com outras investigações na área. Nesta pesquisa, as produções acadêmicas foram analisadas à luz de 4 principais eixos analítico: 1) conceito e representação do projeto; 2) modos de análise e de avaliação de projetos; 3) consideração das relações pessoa-ambiente; e 4) relações forma e usos potenciais do espaço, segundo o foco tradicional de pesquisa de cada docente envolvido no projeto. Foram coletados e analisados 210 TFGs e 90 Teses e Dissertações em 09 escolas do Nordeste , Sul e Sudeste do país. A análise do conteúdo dos trabalhos (textos e desenhos ou imagens) foi sobretudo qualitativa embora alguns quantitativos tenham sido gerados a partir dos dados constantes de um formulário eletrônico no qual foram consubstanciadas as principais informações e características dos trabalhos, segundo os enfoques analíticos. Entre outros aspectos, foi observada a coerência entre discurso (texto) e desenhos (ou imagens), e, no caso do TFGs, das soluções projetuais empregadas pelos alunos. De modo geral, observamos que tanto os TFGs como as Teses e Dissertações analisadas refletem, de certo modo, a cultura projetual dominante na escola ou programa de pós-graduação a que se vinculam, segundo as subáreas de conhecimento e linhas de pesquisa neles priorizadas. Analisam-se mais obras construídas do que projetos propriamente ditos, e mais produtos do que processos (de concepção e desenvolvimento). Apesar da visível qualidade de boa parte dos trabalhos, muitos deles carecem de uma fundamentação teórica e metodológica mais consistente e coerente com os objetivos propostos, sobretudo no que concerne à relação entre teoria enunciada e práticas analisadas ou empreendidas. Não raro os marcos téoricos e metodológicos utilizados vinculam-se a áreas de conhecimento afins à Arquitetura, ou mesmo consideradas mais distantes como a neurobiologia. Verifica-se, no entanto, em sintonia com os debates recentes no plano mundial, uma tendência a revalorizar o projeto (teoria e crítica, metodologia de análise e ensino) e suas interfaces com as questões tecnológicas (notadamente os recursos de informática) e ambientais que estão na ordem do dia. Verifica-se, nos TFGs, que as questões relativas à morfologia e às relações pessoa-ambiente são pouco mencionadas, em detrimento de significativa tendência a valorizar o conceito e a representação do projeto, através de qualificações emblemáticas da arquitetura em questão e de recursos imagéticos cada vez mais sofisticados. Por sua vez, nas teses e dissertações, a maioria dos resumos não reflete a qualidade dos trabalhos analisados, sinalizando a necessidade de maior atenção dos programas de pós-graduação para com os mesmos, uma vez que atualmente são importante fonte de consulta em bancos de dados digitais. | pt_BR |