dc.description.abstract | Este projeto de pesquisa tem como objeto a análise da produção profissional recente na área de projeto de arquitetura no Brasil, tendo como base os concursos de arquitetura realizados nos últimos cinco anos (a partir de 2004), disponíveis para consulta pública em sítios eletrônicos das entidades promotoras, organizadoras ou revistas especializadas na divulgação deste tipo de atividade, e que já integram o acervo do PROJEDATA - Banco de Informações, Imagens e Produção de Conhecimentos em Projeto de Arquitetura, desenvolvido no Grupo Projetar do Centro de Tecnologia da UFRN. O foco principal das análises será a questão da avaliação da qualidade dos projetos, tema sobre o qual trabalhamos em pesquisas desenvolvidas nos últimos anos, anteriormente centradas na produção acadêmica (trabalhos finais de graduação, teses e dissertações na área), e que agora se volta para a avaliação de projetos em contexto profissional. Serão considerados dois tipos de avaliação: a avaliação soberana do júri, expressa nos pareceres constantes das atas de julgamento segundo os termos de referência e os critérios definidos em documentos oficiais dos concursos, e aquela de ordem acadêmico-científica que será empreendida pelo pesquisador/analista dos projetos, com base nas propostas arquitetônicas (desenhos) e nos discursos dos arquitetos-autores registrados nos memoriais, painéis e textos justificativos dos projetos por eles elaborados. Esta última análise será feita à luz das referências teórico-metodológicas constantes na literatura nacional e internacional sobre o tema. Com base na análise desta literatura, que inclui livros, artigos em periódicos, teses e dissertações de centros de excelência na área de projeto, será construído um instrumental analítico que permita melhor avaliar a qualidade dos projetos desenvolvidos no âmbito profissional. Com a divulgação dos produtos e resultados da pesquisa no portal do Grupo Projetar e em meios qualificados de publicação, intenta-se não só disponibilizar projetos de referência para consulta de alunos, professores e profissionais da área, como também, e sobretudo, fornecer bases científicas para crítica e avaliação mais consistentes. | pt_BR |