dc.description.abstract | Este projeto de pesquisa está centrado na interação entre a comunidade educativa e os ambientes de escolas para ensino fundamental e médio que passaram por ações de vandalismo, estando especialmente atenta aos elementos que, traduzidos em linguagem arquitetônica, possam realimentar o processo projetual e representar qualidade de vida aos seus usuários. Metodologicamente, o trabalho terá como base a Avaliação Pós-Ocupação (APO) do ambiente construído, envolvendo multi-métodos, nesse caso a conjugação de perspectivas qualitativas e quantitativas centradas em aspectos físicos/técnicos, funcionais, comportamentais e sócio-culturais/contextuais inerentes àquele tipo de uso, recorrendo a vistoria técnica, análise de vestígios de comportamento, mapeamento comportamental simplificado, realização de entrevistas, aplicação de questionários e elaboração de grupos focais para devolução e crítica aos dados coletados. A escolha das escolas estudos de caso ocorrerá a partir de uma estratégia de aproximação sucessiva com relação à problemática trabalhada. A proposta segue tendências atuais da pesquisa nacional e internacional na área da avaliação ambiental voltada para o diagnóstico e o enfretamento de problemas sociais concretos, dando continuidade a outros trabalhos da proponente que, em oportunidades diversas (projetos de pesquisa, oferta de disciplinas e atividade de orientação na graduação e pós-graduação) tem atuado na interface entre as áreas de Projeto de Arquitetura e Psicologia Ambiental, a partir da realização de Avaliação Pós-Ocupação (APO) voltada para questões relacionadas à qualidade ambiental e ao ambiente escolar. | pt_BR |