dc.description.abstract | As mudanças ocorridas no ensino de arquitetura nas universidades brasileiras a partir dos anos 90, com a revalorização do projeto de arquitetura entendido como objeto de investigação científica e, mais especificamente, a adoção pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN do princípio da integração de conteúdos das disciplinas, despertaram o interesse pela investigação das questões relacionadas à concepção projetual e ao ensino de projeto. De modo geral, entende-se que a necessidade de integrar conhecimentos de diversas áreas é própria da atividade profissional do arquiteto, profissional que busca, através de um exercício de síntese, apontar soluções para as questões envolvidas em um projeto. Partindo da hipótese de que a integração de conteúdos das disciplinas favorece o ensino/aprendizado de projeto de arquitetura, o que pode ser evidenciado nos Trabalhos Finais de Graduação, torna-se necessário compreender, à luz dos teóricos da educação, como os princípios de organização curricular, tais como: interdisciplinaridade, pluridisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade mesmo que polêmicos e polissêmicos, estão relacionados com o termo integração, este sim, mais compreendido e disseminado entre os professores dos cursos de arquitetura. O objeto deste estudo, portanto, é a relação entre a integração de conteúdos disciplinares e os projetos de arquitetura desenvolvidos pelos alunos no CAU-UFRN, no âmbito dos Trabalhos Finais de Graduação (TFGs), concluídos no período de vigência do Projeto Pedagógico A3 - a partir de 1990 e do Projeto Pedagógico A4 - a partir de 1997. E, como universo comparativo, serão analisados os TFGs do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, desenvolvidos no mesmo período, e cujo Projeto Pedagógico não está baseado no princípio da integração. O rebatimento da integração de conteúdos disciplinares nos TFGs será investigado a partir da análise dos desenhos e textos dos projetos dos discentes. Procura aprofundar os estudos acerca da teoria e metodologia de análise e avaliação de projetos; desenvolver instrumentos de avaliação qualitativa de projetos de arquitetura no âmbito de TFGs, de forma a identificar claramente as repercussões da integração curricular; aplicar o instrumento analítico a amostra de trabalhos representativos da escola; bem como, comparar os resultados obtidos com os de outra escola que não tem o mesmo foco na construção de seus PPPs. Acredita-se, desta forma, estar contribuindo para a construção de uma nova cultura do projeto arquitetônico, fundamentada em estudos científicos, bem como para o ensino do projeto sintonizados com as práticas de mercado de forma que o produto da academia possa acompanhar as exigências legais e os avanços tecnológicos. | pt_BR |