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dc.contributor.authorCavalcante, Eunadia
dc.date.accessioned2021-08-10T01:42:09Z
dc.date.available2021-08-10T01:42:09Z
dc.date.issued2011-02-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1575
dc.descriptionTese de Doutorado desenvolvida no PPGAU/UFRN sob a orientação da Profª. Dr. Maísa Veloso.pt_BR
dc.description.abstractAs mudanças ocorridas no ensino de arquitetura nas universidades brasileiras a partir dos anos 90, com a revalorização do projeto de arquitetura entendido como objeto de investigação científica e, mais especificamente, a adoção pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN do princípio da integração de conteúdos das disciplinas, despertaram o interesse pela investigação das questões relacionadas à concepção projetual e ao ensino de projeto. De modo geral, entende-se que a necessidade de integrar conhecimentos de diversas áreas é própria da atividade profissional do arquiteto, profissional que busca, através de um exercício de síntese, apontar soluções para as questões envolvidas em um projeto. Partindo da hipótese de que a integração de conteúdos das disciplinas favorece o ensino/aprendizado de projeto de arquitetura, o que pode ser evidenciado nos Trabalhos Finais de Graduação, torna-se necessário compreender, à luz dos teóricos da educação, como os princípios de organização curricular, tais como: interdisciplinaridade, pluridisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade mesmo que polêmicos e polissêmicos, estão relacionados com o termo integração, este sim, mais compreendido e disseminado entre os professores dos cursos de arquitetura. O objeto deste estudo, portanto, é a relação entre a integração de conteúdos disciplinares e os projetos de arquitetura desenvolvidos pelos alunos no CAU-UFRN, no âmbito dos Trabalhos Finais de Graduação (TFGs), concluídos no período de vigência do Projeto Pedagógico A3 - a partir de 1990 e do Projeto Pedagógico A4 - a partir de 1997. E, como universo comparativo, serão analisados os TFGs do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, desenvolvidos no mesmo período, e cujo Projeto Pedagógico não está baseado no princípio da integração. O rebatimento da integração de conteúdos disciplinares nos TFGs será investigado a partir da análise dos desenhos e textos dos projetos dos discentes. Procura aprofundar os estudos acerca da teoria e metodologia de análise e avaliação de projetos; desenvolver instrumentos de avaliação qualitativa de projetos de arquitetura no âmbito de TFGs, de forma a identificar claramente as repercussões da integração curricular; aplicar o instrumento analítico a amostra de trabalhos representativos da escola; bem como, comparar os resultados obtidos com os de outra escola que não tem o mesmo foco na construção de seus PPPs. Acredita-se, desta forma, estar contribuindo para a construção de uma nova cultura do projeto arquitetônico, fundamentada em estudos científicos, bem como para o ensino do projeto sintonizados com as práticas de mercado de forma que o produto da academia possa acompanhar as exigências legais e os avanços tecnológicos.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectTFGpt_BR
dc.titleRepercussão da integração de conteúdos das disciplinas nos Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura da UFRN(1984 a 2004).pt_BR
dc.typeArticlept_BR


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