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dc.contributor.authorPanet, Amélia
dc.date.accessioned2021-08-10T01:40:08Z
dc.date.available2021-08-10T01:40:08Z
dc.date.issued2008-03-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1571
dc.descriptionTese de Doutorado desenvolvida no PPGAU/UFRN sob a orientação da Profa. Dr. Maísa Veloso.pt_BR
dc.description.abstractEssa proposta de tese tem como objeto de pesquisa o ensino do projeto de arquitetura no Brasil, nas três últimas décadas. Localiza-se no inventário das pesquisas que procuram contribuir para a qualidade desse ensino no contexto da formação do arquiteto brasileiro, numa condição de aceitação da sua "ensinabilidade" mesmo reconhecendo o caráter singular e aberto que deve ter esse saber pedagógico. Parte do pressuposto de que o ensino de projeto no contexto brasileiro apresenta problemas de diversas naturezas, teórico-prática, quantitativa e qualitativa, relacionados ao "feito? - o projeto, e ao "fazer arquitetural? - o seu processo de concepção, considerados no contexto acadêmico e numa abordagem cognitiva e metodológica. Contempla, também, problemas relacionados ao "ensinar? e ao "aprender a fazer? o projeto, numa abordagem centrada na metodologia de um ensino que seja capaz de contribuir com o crescimento, a transformação e a tomada de consciência do aluno, diante de todo o processo, em busca de sua autonomia projetual. Acredita-se que tais problemas estão relacionados à baixa qualidade e ao grau de inovação nas relações propostas para as questões projetuais no âmbito acadêmico, frente aos novos desafios da vida contemporânea. A hipótese central é de que o ensino do projeto de arquitetura, tanto quanto a natureza da prática projetual de forma geral, é uma atividade específica, complexa, singular e aberta às novas associações e combinações de idéias; no caso do ensino, isto depende principalmente do professor, em seu trabalho de elaboração de propósitos pedagógicos e ao grau de autonomia que confere ao aluno em seu processo projetual. E quanto mais inovadoras forem essas associações, e possibilitarem novos padrões cognitivos de aprendizado, maiores serão as chances de resultados satisfatórios e diferenciados. Assim, o objetivo principal da tese é identificar, relacionar e refletir sobre esses problemas, mas também destacar as "boas" práticas que visam superá-los, ou procuram inovar esse ensino. Como suporte da investigação, o trabalho adota a própria pesquisa e a prática disciplinar acadêmica brasileira desde os anos 80, especificamente a partir do 1º. Encontro sobre Ensino de Projeto ocorrido na UFRGS, em 1986, registrado na publicação "Projeto arquitetônico disciplina em crise, disciplina em renovação". Além de dissertações, teses e livros sobre o tema do projetar e do ensinar a projetar, são fontes seminais dessa pesquisa os artigos publicados nos Seminários Projetar, nas versões 2003, 2005, 2007 e 2009. Ainda como material de avaliação será feito um rebatimento dessa produção teórica/metodológica docente no produto do seu ensino, os projetos de arquitetura dos alunos. Para tanto, o trabalho analisará a produção acadêmica discente, através dos projetos premiados nos concursos Ópera Prima, desde sua primeira versão em 1989, e entrevistará amostra dos orientadores e alunos premiados. O pressuposto é que os projetos de final de curso refletem, ao menos em parte, a qualidade de ensino de sua escola. Como produto da pesquisa, espera-se não só efetuar a análise crítica das questões que envolvem o ensino do projeto, como também, sistematizar práticas pedagógicas consideradas positivas e inovadoras.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectRelações Cognitivaspt_BR
dc.titleOUTROS RISCOS: a busca por outros sentidos e relações cognitivas no ensino do projeto de arquitetura no contexto brasileiro.pt_BR
dc.typeArticlept_BR


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