dc.description.abstract | Esta pesquisa prossegue o debate atual sobre o papel das imagens e das palavras no convencimento do projeto arquitetônico, em que se destacam a valorização crescente dos documentos escritos (FORTY, 2004; MARKUS; CAMERON, 2002), a sedução pela representação gráfica (DURAND, 2003) e os efeitos retóricos dos recursos gráficos e textuais (TOSTRUP, 1999). Com base nestas discussões, procuramos verificar nos Trabalhos Finais de Graduação (TFG) a relação entre os textos e as imagens do projeto. A partir do PROJEDATA, banco de dados do grupo de pesquisa PROJETAR (UFRN), selecionamos os TFGs de duas universidades brasileiras, UFRN e USP, que numa primeira análise se mostraram como tipos ideais de dois modelos distintos de apresentação do projeto, respectivamente: textos e desenhos em partes separadas, ou combinados num único suporte. À luz da explanação de Markus sobre a função e o objeto dos textos, da perspectiva de Durand quanto aos usos da representação gráfica e do ponto de vista de Tostrup acerca do potencial retórico de textos e desenhos, analisamos, num conjunto de 25 trabalhos, como os alunos relacionam os discursos textuais e imagéticos. Para isso, cotejamos os enfoques de cada discurso, a fim de verificar a possível coerência entre ambos. Concluímos assim que no modelo de TFG da USP a coerência entre os textos e os desenhos é mais clara que no modelo adotado na UFRN | pt_BR |