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dc.contributor.authorAndrade Silva, Heitor de
dc.date.accessioned2021-08-10T01:25:41Z
dc.date.available2021-08-10T01:25:41Z
dc.date.issued2012-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1554
dc.descriptionTese de Doutorado defendida no PPGAU/UFRN sob a orientação da Profa. Dr. Maísa Fernandes Dutra Veloso.pt_BR
dc.description.abstractA questão do patrimônio cultural edilício continua ocupando lugar de destaque no meio técnico e científico. O conceito tem se ampliado e hoje considera diferentes procedimentos projetuais de intervenção. A importância do tema revela-se com a inclusão da disciplina técnicas retrospectivas, bem como dos conteúdos ligados à matéria – conservação, restauro, reestruturação e reconstrução de edifícios e conjuntos urbanos – nas estruturas curriculares dos cursos de arquitetura e urbanismo no Brasil pelo Ministério da Educação (MEC) desde a década de 1990, posteriormente incorporados às Diretrizes Curriculares Nacionais. Partimos da discussão teórica e conceitual de área consolidada de patrimônio cultural (ACPC), assim como das principais teorias pedagógicas de ensino e aprendizagem articuladas ao projeto. Nesse contexto, os objetivos gerais desta tese consistem em sistematizar e analisar os principais procedimentos metodológicos do ensino do projeto aplicados ao patrimônio cultural e adotados nas escolas de arquitetura e urbanismo nacionais, com um contraponto estrangeiro, visando enunciar propostas que contribuam para a construção de métodos de ensino voltados para atividades práticas de ateliê nesse campo. A pesquisa foi sistematizada em dois âmbitos de abordagem. No primeiro, com base em dados secundários, foram identificados nove cursos de arquitetura e urbanismo, entre instituições públicas de ensino superior – sendo oito brasileiras e uma francesa – considerados representativos no que se refere às práticas de ensino de projeto e de patrimônio cultural, bem como foram reconhecidas, inicialmente, trinta disciplinas dedicadas à matéria, reduzidas, posteriormente, a cinco entre aquelas com carga horária prática de projeto. No segundo, a partir de dados primários, foram analisadas as metodologias e estratégias de ensino de projeto, com base em ementas e demais itens dos respectivos planos de ensino, assim como em observações feitas, e entrevistas e questionários aplicados em três ateliês. No que tange aos resultados foi constatado que todas as escolas contemplam conteúdos da matéria, porém poucos são os casos que privilegiam a relação do projeto aplicado ao patrimônio cultural. Ademais foi verificado que as questões de projeto, sendo consideradas complexas, privilegiam levantamentos e análises consistentes do sítio. O ateliê, que integra fundamentos das teorias da preservação, história da arquitetura e urbanismo e técnicas (retrospectivas e contemporâneas), é destacado como um formato coerente com os propósitos da integração de conhecimentos teóricos e práticos do projeto aplicado à matéria. Com base nas análises realizadas foi possível apontar quatro etapas do processo de ensino de projeto aplicado ao patrimônio cultural, sendo elas: 1ª) as fundamentações gerais, envolvendo o embasamento teórico – sobre preservação, história e técnicas retrospectivas, por exemplo –, a apropriação de leis e normas e a sensibilização do aluno para a questão do patrimônio cultural; 2ª) o contato com a realidade, que envolve a apropriação do problema através dos atores, escalas, leitura do sítio e análise do objeto de estudo; 3ª) o desenvolvimento da proposta, que inclui programas (funções existentes e propostas), definição do partido (tipo de intervenção), concepção (hipóteses e discussões) e definição de proposta; e 4ª) a finalização do projeto, que consiste no desenvolvimento da proposta, como a sua representação gráfica e apresentação final. Concluimos que o projeto em ACPC demanda uma atenção especial e deve ser contemplado nos currículos, considerando os princípios gerais necessários à formação do aluno. Ou seja, o binômio projeto/patrimônio implica contemplar na graduação os necessários conteúdos e questões – conhecimentos, variáveis e possibilidades vigentes do projeto aplicado ao patrimônio cultural – de modo que esses conhecimentos sejam incorporados no próprio exercício projetual e não apareçam como meros conteúdos teóricos desarticulados da prática. Naturalmente, estas conclusões não esgotam a reflexão sobre a questão. Esperamos que as constatações feitas contribuam para a definição de metodologias de ensino, que possam ser averiguadas e testadas com a prática em sala de aula, bem como colaborem com novas pesquisas, visando explorar novas teorias pedagógicas do ensinoaprendizagem de projeto em ACPC.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.titlePROJETO EM ÁREAS CONSOLIDADAS D PATRIMÔNIO CULTURAL: propostas para construção de uma metodologia de ensino.pt_BR
dc.typeArticlept_BR


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