dc.description.abstract | A pesquisa, que teve como tema o ensino de projeto de arquitetura, consistiu na análise das tendências subjacentes ao processo de ensino de projeto no Brasil, abordando como objeto, o caso específico do Curso de Arquitetura e Urbanismo – CAU da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, durante o semestre letivo de 2006.1. A finalidade foi discutir questões que abordem, principalmente, os métodos de ensino e os conteúdos a eles associados, não de forma isolada, mas buscando identificar suas interfaces com a pesquisa, as teorias e as práticas atuais da área. No tocante à pesquisa, observou-se a existência ou não de uma influência desta no ensino de projeto, além do nível de envolvimento dos professores com esta prática, identificando em que grau isto ocorre, verificando se e como, esta relação é rebatida nos métodos usados em sala de aula. A teoria foi abordada, especialmente quanto à presença de conceitos provenientes da Teoria da Arquitetura e, em especial, Teoria do Projeto, em associação com o ensino. Destacando, a natureza desta relação, nos casos em que foi detectada sua presença. A prática, por sua vez, foi abordada como instrumento fundamental para o entendimento do ensino/aprendizagem de projeto. | pt_BR |