dc.description.abstract | Na prática do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, verifica-se a existência de laboratórios e oficinas de maquetes, reconhecidas pela legislação educacional como parte da infraestrutura necessária par a o funcionamento de um curso. Embora a evolução da tecnologia da informação no âmbito internacional disponibilize novas possibilidades para a produção digital de maquetes e modelos de Arquitetura com pesquisas produzidas desde o início da década de 1990, no Brasil essas tecnologias só começaram a ser apropriadas pelo ensino de Arquitetura e Urbanismo a partir de 2007 com a experiência pioneira do LAPAC/FEC/UNICAMP. Trata-se, portanto de uma experiência recente e que evidencia a desafios. Por exemplo: (i) são raros os casos de implantação de laboratórios de prototipagem digital em cursos de Arquitetura e Urbanismo no País; (ii) por ser um campo em desenvolvimento com poucas referências de aplicações na graduação, há dificuldades na definição de procedimentos metodológicos que sejam adequados aos projetos pedagógicos já implantados e consolidados; (iii) as novas formas digitais de produção de modelos tridimensionais contêm especificidades que dificultam a compatibilização com as estruturas de laboratórios e oficinas de maquetes já existentes. Considerando o exposto, na presente tese se discute o modelo tridimensional como instrumento auxiliar no desenvolvimento da capacidade do estudante de perceber, compreender e representar o espaço tridimensional. Analisa-se a relação entre diferentes formas de modelos e o ensino de projeto de Arquitetura e Urbanismo com interesse no processo projetual. Partindo da conceituação do modelo em Arquitetura e Urbanismo, busca-se identificar os tipos de modelos tridimensionais utilizados no processo de elaboração do projeto, tanto nas formas tradicionais de construção manual de maquetes e modelos quanto nos meios digitais. Procura-se conhecer como as novas tecnologias para a produção digital de model os por meio da prototipagem digital estão sendo introduzidas nos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, assim como a produção acadêmica recente na área. Considerando o paradigma do ensino prático reflexivo concebido por Schön (2000), o experimento realizado na pesquisa tem como ambiente de estudo o ateliê integrado de projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No experimento a Modelagem física, a Modelagem Geométrica e a Prototipagem Digital são inseridas em momentos do processo do projeto com o objetivo de se observar a adequação do modelo às fases do projeto. A metodologia empregada nos experimentos muito se aproxima da Pesquisa Ação na qual o alvo principal é a criação de conhecimento teórico com o aprimoramento da prática. O processo se repetiu por três se mestres consecutivos e a reflexão sobre os resultados alcançados em cada ciclo forneceram subsídios para aprimoramento no seguinte. Como resultado propõe-se um procedimento metodológico no qual o Modelo Tridimensional constitui elemento integrador de conteúdos desenvolvidos em um período curricular, tendo como referência o ensino de Projeto Arquitetônico e Urbanístico no quinto período do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. | pt_BR |