dc.description.abstract | O interesse pela compreensão do relacionamento da criança com seu ambiente vem aumentando nos últimos anos, em todo mundo. Diversos pesquisadores, utilizando a Psicologia Ambiental como base, têm analisado a importância dessas relações para o desenvolvimento infantil e suas implicações na organização de espaços lúdicos. Por ser um local onde as crianças passam grande parte do seu tempo e desenvolvem muitas habilidades intelectuais e sociais, a escola torna-se um dos principais focos dessas pesquisas. Partindo deste pressuposto, investigou-se as diferentes áreas do pátio do Núcleo de Educação Infantil (NEI), durante o recreio, analisando a utilização do espaços e os comportamentos de interação entre crianças nesses locais, através da observação do comportamento infantil (mapeamento centrado-no-lugar e centrado-na-pessoa). Os resultados revelam que a área livre da escola e seus equipamentos permitem grande possibilidade de escolha às crianças, contudo sua ocupação não é uniforme, existindo áreas muito utilizadas e outras quase sem uso. De modo geral, essa heterogeneidade se repete em relação à distribuição dos estados interacionais pelos setores, sendo o comportamento associativo amigável o mais encontrado. A observação do comportamento das crianças não só favoreceu a uma melhor compreensão da utilização dos espaços, como também, contribuiu para a discussão sobre os ambientes de que esses usuários necessitam para um desenvolvimento saudável, até esmo no que se refere à diferenças em relação a gênero, idade e turnos. Apesar do pátio estudado ser grande, agradável e variado, ele necessita de uma melhor distribuição dos seus equipamentos e de um planejamento que permita maior participação das crianças na organização do lugar. | pt_BR |