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dc.contributor.authorFernandes, Odara
dc.date.accessioned2021-08-10T01:15:58Z
dc.date.available2021-08-10T01:15:58Z
dc.date.issued2006-03-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1535
dc.descriptionDissertação de Mestrado orientada pela Profa. Dra. Gleice Azambuja Elali.pt_BR
dc.description.abstractO interesse pela compreensão do relacionamento da criança com seu ambiente vem aumentando nos últimos anos, em todo mundo. Diversos pesquisadores, utilizando a Psicologia Ambiental como base, têm analisado a importância dessas relações para o desenvolvimento infantil e suas implicações na organização de espaços lúdicos. Por ser um local onde as crianças passam grande parte do seu tempo e desenvolvem muitas habilidades intelectuais e sociais, a escola torna-se um dos principais focos dessas pesquisas. Partindo deste pressuposto, investigou-se as diferentes áreas do pátio do Núcleo de Educação Infantil (NEI), durante o recreio, analisando a utilização do espaços e os comportamentos de interação entre crianças nesses locais, através da observação do comportamento infantil (mapeamento centrado-no-lugar e centrado-na-pessoa). Os resultados revelam que a área livre da escola e seus equipamentos permitem grande possibilidade de escolha às crianças, contudo sua ocupação não é uniforme, existindo áreas muito utilizadas e outras quase sem uso. De modo geral, essa heterogeneidade se repete em relação à distribuição dos estados interacionais pelos setores, sendo o comportamento associativo amigável o mais encontrado. A observação do comportamento das crianças não só favoreceu a uma melhor compreensão da utilização dos espaços, como também, contribuiu para a discussão sobre os ambientes de que esses usuários necessitam para um desenvolvimento saudável, até esmo no que se refere à diferenças em relação a gênero, idade e turnos. Apesar do pátio estudado ser grande, agradável e variado, ele necessita de uma melhor distribuição dos seus equipamentos e de um planejamento que permita maior participação das crianças na organização do lugar.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPgPsi/UFRNpt_BR
dc.subjectPsicologia Ambientalpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectRelações Pessoa-Ambientept_BR
dc.subjectMapeamento Comportamentalpt_BR
dc.titleCrianças no Pátio Escolar: a Utilização dos Espaços e o Comportamento Infantil no Recreiopt_BR
dc.typeArticlept_BR


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