dc.description.abstract | Nesta dissertação objetiva-se contribuir para o entendimento da avaliação do projeto de arquitetura e mais especificamente para o papel da Representação Gráfica nesta avaliação, através de estudo de caso do projeto em situações de concurso. Para enfrentar esta questão, adotam-se as correlações estabelecidas por Durand (2003) entre os distintos modos e funções das representações gráficas (artísticas, realísticas, espetaculares), e as etapas da elaboração do projeto. Em complemento adotam-se os esquemas analíticos sobre a avaliação e julgamento em arquitetura definidos por Collins (1971), e as categorias analíticas propostas por Tostrup (1999) que permitem analisar estratégias de convencimento adotadas pelos arquitetos em concursos. Estes autores constituem uma base referencial teórica necessária para a compreensão de quanto às peças de representação gráfica, componentes de um projeto de arquitetura, atuam como peças retóricas de convencimento, como um discurso argumentativo. Procedeu-se: uma comparação das estratégias de persuasão visual subjacentes às representações gráficas utilizadas pelos concorrentes, apontando tendências, semelhanças e disparidades, de maneira verificar a repercussão destas no ranking resultante. A análise teve como universo de estudo os projetos laureados nos concursos para o Teatro de Natal e para a Salle de Spectacles de Dolbeau-Mistassini, em Quebec, ambos realizados em 2005. | pt_BR |