dc.description.abstract | A ampliação de repertórios projetuais de estudantes de Arquitetura e Urbanismo no patrimônio arquitetônico é necessária para o adequado desenvolvimento de propostas de intervenção em contextos preexistentes ensaiados em ateliês de projeto. Este artigo tem o objetivo de refletir sobre a viagem de estudo enquanto um recurso didático, com base na experiência realizada no CAU UFCG, em fevereiro de 2014, ao Estado de Minas Gerais, como atividade acadêmica do Curso, com enfoque às questões do patrimônio cultural. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em visitas orientadas a edifícios e a espaços públicos de referência, bem como em contatos com profissionais especializados. É possível mensurar, com base nas avaliações realizadas no âmbito dos componentes curriculares em questão, um maior cuidado dos alunos com relação ao patrimônio cultural alvo de análise e o reflexo das soluções vivenciadas pelos estudantes nos projetos que foram desenvolvidos. A viagem de estudo é um recurso didático pertinente e deve ser incluída como uma atividade regular do Curso, como um componente curricular obrigatório ou optativo. | pt_BR |