Show simple item record

dc.contributor.authorAraújo, Aline
dc.contributor.authorSá, Danielle
dc.contributor.authorSilva, Edmilza
dc.contributor.authorOliveira, Fabrício
dc.contributor.authorAraújo, Iuri
dc.contributor.authorMontenegro, Glielson
dc.contributor.authorElali, Gleice Azambuja
dc.date.accessioned2021-08-08T21:30:19Z
dc.date.available2021-08-08T21:30:19Z
dc.date.issued2011-11-01
dc.identifier.issn978-85-88341-36-4
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1451
dc.description.abstractEsse artigo apresenta uma parte da Avaliação Pós-Ocupação (APO) realizada no edifício da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), pesquisa desenvolvida através de procedimentos centrados tanto na pessoa quanto no ambiente. Nele são analisadas as áreas comuns da EMUFRN, cujo estudo utilizou estratégia multimétodos e aconteceu em três etapas. Primeira Etapa: reconhecimento do edifício através de realização de Walkthrough, obtenção do projeto original e sua atualização, e contato inicial com os usuários. Segunda Etapa: coleta de dados a partir de observação do uso, mapeamento comportamental centrado no lugar, verificação das condições de acessibilidade, análise sintática do espaço e aplicação de questionários aos usuários. Terceira Etapa: tratamento e análise dos dados quantitativos e qualitativos coletados, buscando a complementaridade entre informações cuja origem deveu-se à aplicação das diversas técnicas. Como resultados, a pesquisa permitiu a identificação dos pontos positivos e negativos dos espaços em relação ao uso atual e às necessidades dos usuários, bem como a compreensão dos locais mais e menos atrativos à ocupação. Finaliza-se com a apresentação de recomendações elaboradas a fim de proporcionar melhoria (otimização) do uso, qualidade, conforto e demandas tecnológicas para os diferentes espaços da EMUFRN, podendo servir como fonte de informação para projetos de espaços similares. A originalidade da proposta recai não apenas no objeto de estudo (a área comum de uma escola de música) e suas exigências (funcionais, de conforto e acessibilidade), mas também por incorporar a análise sintática do espaço aos procedimentos que tradicionalmente caracterizam a APO. ABSTRACT: This paper presents the main results of a Post Occupancy Evaluation (POE) research accomplished at the building of the Universidade Federal do Rio Grande do Norte’s Music School, specially the common areas analysis. It was a three steps research. First step: recognition of the building (through visits and floorplans), Walkthrough, and the first touch with the building user. Second step: data collection. It was applied questionnaires with the users and also was watched how people use the space (using observation and behavioral mapping). Still in phase two was performed an evaluation of the building´s accessibility conditions and techniques of Space Syntax Theory. Third step: analytical phase, in order to wait the complementation between data collected by qualitative and quantitative methods. The research allowed us to identify spaces’ strengths and downsides related to its use and users' needs as well as notice which places were more attractive to using. The results enabled the development of improvement advises for uses, quality, comfort and technological demands for the environments of the school. The results can also be useful as an informational source for future designs. The originality can be find in the study´s object (common spaces of a music school) and its functional demands of environmental comfort parameters and accessibility and also in the incorporation of space syntax analysis in traditional POE strategies.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/UFRJpt_BR
dc.subjectAvaliação Pós-Ocupaçãopt_BR
dc.subjectMultimétodospt_BR
dc.subjectAmbientes Educativospt_BR
dc.subjectEscola de Músicapt_BR
dc.titleAvaliação Pós-Ocupação da Escola de Música da UFRN: um estudo da área comumpt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record