dc.description.abstract | Nas últimas décadas, o ensino de (projeto de) arquitetura tem sido objeto de estudos de inúmeras investigações, muitas das quais se desdobram em proposições acerca de processos e técnicas de ensino-aprendizagem. Este artigo revisa algumas importantes concepções teóricas que balizaram tal processo. Com base em um recorte cronológico que abarca quase dois séculos, busca-se compreender as transformações pedagógicas ocorridas no ensino de arquitetura à luz das formulações de outras disciplinas, especialmente a pedagogia. O texto, que estabelece interlocuções entre personagens e temas diversos a partir de aproximações disciplinares pouco rígidas, se orienta em torno de uma provocação teórica de Salama (2008) a respeito da educação arquitetônica vincular-se basicamente a duas filosofias: positivista ou antipositivista. O artigo se desenvolve em duas partes: a primeira discute permanências e rupturas em torno do método Beaux-Arts face às diretrizes pedagógicas suscitadas pelo Movimento Moderno; a segunda é conduzida pelas ideias decorrentes do Design Methods Group (DMG), modelo dos ideários das décadas de 1960/1970 e oscilante em relação às filosofias citadas. Ao final apontam-se algumas contestações pedagógicas oriundas dos anos 1970, responsáveis por gestar mudanças no rumo da educação arquitetônica e ainda presentes na atualidade. | pt_BR |