Show simple item record

dc.contributor.authorElali, Gleice Azambuja
dc.contributor.authorCarvalho, Giuliano
dc.date.accessioned2021-08-08T19:49:36Z
dc.date.available2021-08-08T19:49:36Z
dc.date.issued2018-10-01
dc.identifier.issn2358-6214
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1435
dc.description.abstractNas últimas décadas, o ensino de (projeto de) arquitetura tem sido objeto de estudos de inúmeras investigações, muitas das quais se desdobram em proposições acerca de processos e técnicas de ensino-aprendizagem. Este artigo revisa algumas importantes concepções teóricas que balizaram tal processo. Com base em um recorte cronológico que abarca quase dois séculos, busca-se compreender as transformações pedagógicas ocorridas no ensino de arquitetura à luz das formulações de outras disciplinas, especialmente a pedagogia. O texto, que estabelece interlocuções entre personagens e temas diversos a partir de aproximações disciplinares pouco rígidas, se orienta em torno de uma provocação teórica de Salama (2008) a respeito da educação arquitetônica vincular-se basicamente a duas filosofias: positivista ou antipositivista. O artigo se desenvolve em duas partes: a primeira discute permanências e rupturas em torno do método Beaux-Arts face às diretrizes pedagógicas suscitadas pelo Movimento Moderno; a segunda é conduzida pelas ideias decorrentes do Design Methods Group (DMG), modelo dos ideários das décadas de 1960/1970 e oscilante em relação às filosofias citadas. Ao final apontam-se algumas contestações pedagógicas oriundas dos anos 1970, responsáveis por gestar mudanças no rumo da educação arquitetônica e ainda presentes na atualidade.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherV ENANPARQpt_BR
dc.subjectEnsino de Arquiteturapt_BR
dc.subjectTeoria de Projetopt_BR
dc.subjectExperimentações Projetuaispt_BR
dc.titlePositivismo e antipositivismo: duas filosofias para a compreensão da educação arquitetônicapt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record