dc.description.abstract | O presente artigo parte da experiência do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CAU-UFRN), que ao longo de seus 40 anos de existência, têm buscado permanentemente a qualidade no ensino de Arquitetura e Urbanismo, especialmente através do amadurecimento de seu Projeto Pedagógico em torno do princípio da integração entre os conteúdos dos componentes curriculares de sua estrutura pedagógica. Nesse sentido, entre as sucessivas atualizações do nosso Projeto Pedagógico (do chamado “A1” até a construção em processo do “A6”), destaca-se o momento-chave de construção do “A3”, ainda em 1990, quando o princípio da integração entre os componentes passou a ser a preocupação central condutora de toda a proposta de estrutura curricular. Procurando manter a integração como princípio balizador e buscando atualizar o Projeto Pedagógico às novas demandas que se colocam (com destaque para a flexibilidade nos percursos acadêmicos e a ampliação de práticas de intercâmbios por parte dos alunos), a construção do “A6” foi alicerçada na idealização de uma nova prática de ateliê de projeto, denominada de “Projeto Integrado”. É exatamente o detalhamento desta proposta que apresentaremos e discutiremos neste artigo. | pt_BR |