dc.description.abstract | Este artigo apresenta um conjunto de reflexões que resultam da pesquisa “Metodologia para Intervenção em Sítios Históricos: um olhar sobre os Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo” em desenvolvimento no âmbito do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Objetiva-se aqui discutir o papel da teoria do restauro no ensino de projeto em contexto de valor patrimonial. Considerando que a coordenação de projetos que tratam do patrimônio cultural é atribuição específica dos arquitetos e urbanistas, torna-se essencial uma reflexão crítica sobre como os cursos de Arquitetura e Urbanismo têm se dedicado a esta formação específica durante a graduação. A partir do acervo do Banco de Dados PROJEDATA, identificou-se, dentro da coleção “Trabalhos Finais de Graduação”, os trabalhos que tratam especificamente do tema de intervenções em edificações patrimoniais, sendo estes de seis universidades diferentes. Nestes trabalhos foram observados o referencial teórico utilizado, os estudos de referências realizados e, principalmente, como este embasamento se reflete nas estratégias projetuais adotadas. Abstract: This article presents a series of reflections that result from the research “Methodology for intervention on historic centres: anoverview on First Degree Final Essays in Architecture and Urbanism”, currently being developed at the Department of Architecture of the Federal University of Rio Grande do Norte. The aim is to discuss the role of restoration theory on project teaching, in a context of heritage value. Considering that the coordination of projects referring to cultural heritage is a specific task of architects and urbanists, it is essential to develop a critical reflection on how courses have approached these contents during First Degree courses. Based on the PROJEDATA databank, the research has identified, within the First Degree Final Essays collection from six different Brazilian universities, the works that deal specifically with interventions on heritage buildings. The article examines the theoretical basis, the use of reference studies and, above all, how this basis reflects on the project strategies adopted. | pt_BR |