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dc.contributor.authorMacedo, Daniel
dc.date.accessioned2021-08-08T19:38:18Z
dc.date.available2021-08-08T19:38:18Z
dc.date.issued2009-09-01
dc.identifier.issn9,79E+12
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1418
dc.description.abstractPostura comum aos primeiros arquitetos modernistas brasileiros, a integração das artes com a arquitetura sempre foi um posicionamento recorrente nos trabalhos de Oscar Niemeyer, desde Pampulha e Brasília até as obras mais recentes. A importância das outras artes, tão evidente em suas realizações, estaria então manifesta em seus desenhos, no momento da criação, ou depois, na exposição do projeto? Tentando responder a esta questão, o presente estudo enfoca o discurso gráfico de Niemeyer, analisando-o à luz do pensamento de Durand (2003) e Tostrup (1999). Para Durand, entre as diversas representações do projeto, os croquis são as referências mais adequadas sobre o processo de concepção. Já Tostrup compara a apresentação do projeto a um discurso retórico, quando o arquiteto utiliza o desenho como instrumento de argumentação. Nas palestras ou entrevistas de Niemeyer, o croqui extrapola a sua função corriqueira de auxílio à concepção, tornando-se uma ferramenta de explicação e convencimento das idéias do projeto. Dada a natureza sintética e a economia das informações, é possível identificar nos croquis os elementoschaves do projeto; neste caso, a representação de uma obra de arte, por exemplo, poderia atestar a sua importância para o conjunto arquitetônico. Com base nesse quadro, cotejamos o edifício concretizado e o desenho de próprio punho a fim de comparar o lugar da obra de arte, ora na construção, ora no discurso gráfico, considerando características gerais como localização, visibilidade e escala. Os murais, esculturas e paisagismo tomados para a presente análise mostram diferentes relações com o edifício ao longo do tempo, o que de certo modo se reflete nos croquis. Na maioria dos casos, mesmo que Niemeyer se mostre propenso a intervenção de outros artistas, nos croquis a obra de arte recebe pouco ou nenhum realce; ao invés disso, a ênfase na representação recai em aspectos do próprio objeto arquitetônico. ABSTRACT: Stance common to the first Brazilian modernist architects, the integration of art with the architecture has always been a recurrent positioning in the work of Oscar Niemeyer, since Pampulha and Brasilia until the most recent works. The importance of the other arts, so evident in his achievements, it would be manifested in his drawings at the time of creation, or after, the exposure of the project? Trying to answer this question, this study focuses on the graphic speech of Niemeyer, analyzing it in light of the thought of Durand (2003) and Tostrup (1999). For Durand, among the different representations of the project, the sketches are the most appropriate references on the design process. Although Tostrup compares the presentation of the project to a rethoric speech, when the architect uses design as a tool of argument. In lectures and interviews of Niemeyer, the sketch goes beyond its common function of auxiliate the conception, becoming a tool of explanation and conviction of the ideas of the project. According to the nature and economy of the information, it is possible to identify on the sketches the key elements of the project, in this case the representation of a work of art, for example, could attest its importance for the whole architecture. Based on this situation, we paid attention to the completed building and the wrist design in order to compare the place of work of art, once in the construction, another in the graphic speech, considering the general characteristics such as location, scale and visibility. The murals, sculptures and landscaping taken for this analysis show different relationships with the building over time, which in some way is reflected in the sketches. In most cases, even if it shows Niemeyer prone to intervention from other artists, sketches in the work of art receives a little or no emphasis, instead, the emphasis of the representation that lays down on aspects of the representation of the architectural object itself.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROURB/UFRJpt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectRepresentação Gráficapt_BR
dc.titleO lugar da arte no desenho de Oscar Niemeyerpt_BR
dc.typeArticlept_BR


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