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dc.contributor.authorElali, Gleice Azambuja
dc.contributor.authorCosta, Angelina Dias Leão
dc.date.accessioned2021-08-08T19:36:42Z
dc.date.available2021-08-08T19:36:42Z
dc.date.issued2018-10-01
dc.identifier.issn2358-6214
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1415
dc.description.abstractA abordagem interdisciplinar é uma estratégia fundamental ao ensino e pesquisa de questões ambientais ligadas à inclusão de pessoas com dificuldade de uso do espaço, como crianças, idosos, pessoas com deficiência, entre outros. Esse artigo relata uma experiência ocorrida na pós-graduação, que utilizou Oficinas Colaborativas para facilitar o reconhecimento das relações pessoa-ambiente, tomadas como base para a elaboração de propostas arquitetônicas. Investiga-se como a perspectiva interdisciplinar influencia a inserção da problemática da acessibilidade no processo projetual, entendendo-se por acessível o local que, além de possibilitar o ir-e-vir, convida as pessoas a usufruírem dos espaços e de suas potencialidades. A atividade teve cunho experimental, atendeu aos preceitos da ética na pesquisa e envolveu profissionais de diversas formações. Explana-se a metodologia adotada, exemplificando-a com apresentação de uma Oficina/ Workshop.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherV ENANPARQpt_BR
dc.subjectOficinas Colaborativaspt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectProcesso Projetualpt_BR
dc.titleOficinas colaborativas como estratégia de ensino e pesquisapt_BR
dc.typeArticlept_BR


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