Show simple item record

dc.contributor.authorTinoco, Marcelo
dc.contributor.authorPedrini, Aldomar
dc.contributor.authorNascimento, Jose Clewton
dc.date.accessioned2021-08-08T19:34:25Z
dc.date.available2021-08-08T19:34:25Z
dc.date.issued2013-11-01
dc.identifier.issn22375007
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1411
dc.descriptionArtigo publicado no VI Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2013 - Salvador/BA.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva apresentar, discutir e avaliar a concepçã, metodologia, os resultados obtidos a apontar desdobramentos de uma proposta desenvolvida em uma disciplina optativa no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, no semestre 2012.2, intitulada "A UTILIZAÇÃO DO CROQUI NA CONCEPÇÃO ARQUITETÔNICA". Tendo como objetivo desenvolver estudos sobre a utilização de croquis conceptivos no processo de projeto, entendendo-os como recurso de análise perceptiva, relacionada a aspectos inerentes ao lugar, e espaço de confronto de soluções na definição do partido arquitetônico, promove a prática do ateliê de projeto apoiado em conceitos comuns às disciplinas de projeto, teoria e história da arquitetura e do urbanismo e conforto ambiental. O processo metodológico seguido partiu da escolha de 04 áreas, a partir de 04 temáticas para realização dos exercícios. de acordo com os temas escolhidos, foram realizadas apresentações, por parte dos docentes, de abordagens conceituais relacionadas às temáticas das atividades, que motivaram a apresentação de situações-problemas e programas para desenvolvimento do projeto, seguidas de apresentação e discussão das propostas, desenvolvidas tanto pelos alunos, como também pelos professores responsáveis pela disciplina. As primeiras análises dos resultados obtidos revelam a dificuldade encontrada pelos discentes de articularem a construção do conceito da proposta com a representação esquematizada em croqui, o que nos faz inferir sobre a necessidade de se estimular esta prática no processo metodológico das disciplinas da estrutura curricular do curso, que têm a concepção projetual como base.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/FAU-UFBApt_BR
dc.subjectConcepção Arquitetônicapt_BR
dc.subjectCroquipt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleO Croqui na Concepção Arquitetônica: Um Desafio na Formação Atual do Arquiteto Urbanista?pt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record