dc.description | O ensino de projeto articulado a matéria do patrimônio cultural responde as definições das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Arquitetura e Urbanismo vigentes. Contudo, atualmente, encontra‐se uma considerável diversidade de formatos e abordagens de componentes curriculares nas Estruturas Curriculares (EC) das escolas brasileiras. Ademais, os conteúdos do patrimônio cultural, muitas vezes, não são sempre tratados como problemas de projeto. Este artigo apresenta, inicialmente, algumas considerações conceituais e um panorama nacional sobre o ensino de projeto em Áreas Consolidadas de Patrimônio Cultural (ACPC) com base na realidade dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo (CAU) de oito Instituições de Ensino Superior (IES) representativas. A análise é feita a partir das EC dos CAU das Instituições e de disciplinas que revelem em suas ementas conteúdos ligados ao tema. Constata‐se que as soluções que buscam relacionar a matéria com o ensino de projeto no ambiento do ateliê consistem em um caminho teórico‐metodológico pertinente. | pt_BR |