dc.description.abstract | Born from the crescent environmental preoccupation that characterizes the last decades, the Post-Occupation Evaluation (POE) is consolidated as an academic practice used in the areas of teaching, research and university extension (in graduate and post-graduate studies). It is different than other environmental evaluation studies because it is interested in the built environment, the results interfere directly in the production of architectonic objects and it valorizes the place's usages and the users perception (which complement the technical vision). At first, the POE's works were centered in the local's constructive, functional and behavioral aspects. Gradually these studies incorporated other issues, such as economic, aesthetic-visual, morphologic-topologic, perceptive and cultural-context factors and their importance on performance and conception of edification and built agglomeration. Using a methodology proposal of a specific discipline taught by the authors in PPGAU-UFRN, this paper discuses the incorporation of these innovations to POE, their reflex in the formation of teachers and/or researchers in this area, and in project's process. Beginning from a general vision of the post-graduation guide lines and some instruments recently used in Architecture/Urbanism and correlated areas, we elaborated a schematic board that amplify the traditional slopes of this research field. As examples, we show POEs' results, which are enriched by a multi-method perspective. In these cases, the environmental perception researches are added up to visual analyses techniques and semiotics; in local usage studies, we confront the users information, morphologic and/or syntactic analysis and behavioral mapping; and in building historic patrimony studies we include the place's memory perspective (its usage and users) as essential elements to the present evaluation. RESUMO: Surgida a partir da crescente preocupação ambiental que caracteriza as últimas décadas, a Avaliação Pós- Ocupação (APO) se consolidou como prática acadêmica passível de rebater-se nas áreas de ensino, pesquisa e extensão universitária (em estudos de graduação e pós-graduação). Ela diferencia-se de outros tipos de avaliação ambiental em função de seu interesse pelo ambiente construído, por interferir diretamente no processo de produção do objeto arquitetônico e por valorizar o uso dos locais avaliados e a opinião do usuário em complementação ao ponto de vista técnico. Inicialmente centrados nos aspectos físico-construtivos, funcionais e comportamentais relacionados aos locais investigados, os trabalhos na área têm gradativamente incorporado outras preocupações, sobretudo aquelas voltadas para o papel de fatores econômicos, estético-visuais, morfológico-tipológicos, perceptivos e culturais-contextuais no desempenho e na concepção de edifícios ou conjuntos edificados. Tendo como base uma proposta metodológica utilizada no contexto da disciplina específica ministrada pelas autoras no PPGAU-UFRN, esse paper discute a incorporação de tais inovações à APO, seu reflexo na formação de docentes/pesquisadores na área e no processo projetual em arquitetura. Partindo-se de uma visão geral das linhas condutoras dos trabalhos desenvolvidos na pós-graduação, e de ferramentas/instrumentos recentemente utilizados em arquitetura/urbanismo e áreas correlatas, foi elaborado um esquema-síntese que amplia as vertentes tradicionais que regem as pesquisas neste campo. Para tanto, apresentam-se alguns exemplos de APOs cujos resultados são enriquecidos a partir de uma perspectiva multimétodos, essencial para subsidiar/avaliar intervenções realizadas ou a realizar. Assim, às pesquisas relacionadas à percepção ambiental somam-se técnicas de análise visual e semiótica; nos estudos direcionados à compreensão do uso de um local, confrontam-se as informações dos usuários à análise morfológica e/ou sintática e ao mapeamento comportamental; e em trabalhos com o patrimônio histórico edificado inclui-se uma perspectiva ligada à memória do lugar (seus usos e usuários) como elemento fundamental para a avaliação do presente. | pt_BR |