Show simple item record

dc.contributor.authorMedeiros, Renato
dc.date.accessioned2021-08-08T19:16:52Z
dc.date.available2021-08-08T19:16:52Z
dc.date.issued2014-01-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1379
dc.descriptionO artigo tem como objetivo discutir a importância da relação entre a concepção arquitetônica e o entendimento de sua materialização no ateliê de projeto de arquitetura, apontando a teoria tectônica como abordagem capaz de contribuir para o ensino de projeto. Inicialmente, busca contextualizar o afastamento entre o arquiteto e o canteiro já apontada por diversos autores. A seguir, apresenta o cenário do ensino em arquitetura e urbanismo no Brasil a partir da revisão da produção cientifica, caracterizando a situação referente à integração entre projeto e conteúdo tecnológico. Por fim, aborda o tema da tectônica, retomado por Frampton no início dos anos de 1980 e que vem suscitando debates que tratam da importância da materialidade do artefato arquitetônico.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherIII ENANPARQpt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectTectônicapt_BR
dc.titleEnsino de arquitetura, o conteúdo tecnológico e a contribuição da abordagem tectônica para o ensino de projetopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record